quarta-feira, janeiro 30, 2013

Goiano comemora possível indicação ao Oscar


     O animador Ricardo de Podestá que dirigiu o curta-metragem Destimação concorre no Anima Mundi, no Rio e em São Paulo. O principal festival de animação do mundo vai indicar a peça vencedora ao prêmio máximo do cinema norte-americano. Diante disso, existe uma possibilidade, mesmo que distante, de o primeiro Oscar brasileiro ser de um goiano.
     Destimação é um dos dois filmes brasileiros a se classificarem para as mostras Generation Kplus e Generation 14Plus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa no dia 7de fevereiro. Os curtas-metragens, que concorrem ao Prêmio Urso de Cristal, serão avaliados por um júri de jovens com idades entre 11 e 14 anos. Foram selecionados 60 longas e curtas metragens de 36 países.
     Podestá é sócio-diretor do estúdio de animação e produtora audiovisual Mandra Filmes. De acordo com ele, esta conquista demonstra o amadurecimento da animação brasileira e o reconhecimento da área no exterior, um fato marcante para a animação do Estado. “Apesar de a animação brasileira ter alguns problemas que precisam ser resolvidos, como profissionalização e incentivo, a indicação só colabora para o crescimento do mercado.”
     Destimação já participou dos festivais de Brasília, Internacional de SãoPaulo e Anima Mundi. A obra foi produzida com recursos das leis municipais e estaduais de apoio à cultura e apresenta imagens com texturas carregadas, rabiscadas e com bastante contraste de luz. Os traços dos personagens são soltos e sem compromisso com as formas. Os produtores começaram a produzir o curta-metragem em 2010, mas tiveram que parar por falta de recursos.Terminaram de criá-lo no ano passado, por meio de duas leis de incentivo, a LeiMunicipal de Incentivo à Cultura e a Lei Goyazes.
     As mostras Generation Kplus e Generation 14Plus fazem parte da diversificada programação do Festival de Berlim, que neste ano inclui, entre outras, Mostra Oficial, Panorama, Fórum e Geração, destinada a crianças e adolescentes. De acordo com Podestá, participar da seleção oficial do festival, com apenas dois curtas brasileiros selecionados, é o reconhecimento da qualidade e da persistência do trabalho que a produtora Mandra Filmes realiza em Goiânia.
     O estúdio de animação goiano já produziu sete curtas de animação, um documentário sobre o cartunista goiano Britvs, um piloto para série de tevê em animação, bem como produções para publicidade, teatro, vídeos institucionais e curtas co-produzidos. Em 2011, a produtora recebeu o prêmio de melhor filme goiano do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), com o curta TamanduAbandeira.
     Destimação  é o encontro de um garotinho com um papagaio ranzinza em um apartamento sujo e escuro. O papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência melancólica do recinto. No desenrolar dos 13minutos da animação do goiano Ricardo de Podestá, estão entrelaçadas questões como o tráfico de animais, os queridos bichinhos de estimação e a solidão das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. “Com cenários bem rabiscados,utilizamos texturas pesadas e cores sujas.O curta foi todo produzido em computação gráfica, exceto pelos concepts dos cenários e personagens. Tem imagens com texturas bem carregadas e rabiscadas com contraste de luz, e os traços dos personagens são soltos e sem compromissos com as formas. As personalidades dos protagonistas também contrastam”, diz Ricardo.

terça-feira, janeiro 29, 2013

GO Fashion 2ª edição


A segunda edição do GO Fashion acontece entre os dias 30 e 1 de fevereiro de 2013 no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento de moda contará com shows, palestras e os esperados desfiles.
         A jornalista e consultora de moda Érika Palomino está confirmada nesta segunda edição do GO Fashion. A palestrante fará um workshop com o tema “A importância do novosobre a importância do novo universo da moda, do design e da contemporaneidade, novas ferramentas de pesquisa, para onde olhar e o valor da criação autoral nos dias de hoje.
Entre os outros confirmados está o desfile da estilista Adevânia Silveira, e do estilista Lucas Silveira, Código Z, Bastos, Braid, Jean Darrot e Pactus.
A direção artística do evento de moda está a cargo de Cleydson Francisco e a direção executiva sob a coordenação de Marcelo Safadi.

Os segredos do Azeite de Oliva serão revelados em curso promovido pela AGEA


     A Associação Goiana dos Engenheiros de Alimentos (AGEA) realiza nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, no auditório do Crea-GO (localizado na Rua 239 nº 585 – Setor Universitário), o primeiro curso sobre “Azeite de Oliva -  usos, composição e qualidade”.
     O curso será ministrado pelo famoso professor José Alberto Pereira, que vem a Goiânia pela primeira vez para este fim. Nascido em Bragança, Portugal, o professor é formado em Engenharia Agrícola, Mestre em Controle de Qualidade e Doutor em Ciências Agrárias; Agregação em Nutrição e Química dos Alimentos. Também é professor-coordenador no Instituto Politécnico de Bragança. Foi entrevistado pelo Globo Repórter em 2012 sobre o azeite de oliva, abordando as diferentes características de cada região e a importância do nobre ingrediente para a saúde.
     Na programação teórica do curso (8 horas) serão apresentados a história do azeite, a importância econômica, da colheita à extração do azeite, composição e fatores que a afetem, qualidade e diferentes tipos, legislação e benefícios à saúde.  Na programação prática (2 horas) serão realizadas provas de diferentes tipos de azeites, trazidas as amostras direto de Portugal.  A carga horária total do curso é de 10 horas.
     Maiores informações: (62) 8122.33.79, com a Eng. de Alimentos Gleice de Oliveira. 

Glacy Antunes escuta servidores da Cultura



      A Secretária Municipal de Cultura, Glacy Antunes, pianista, arte educadora e especialista em economia da cultura, começa a movimentar os bastidores da área cultural de Goiânia.  Ela pretende percorrer nas próximas semanas as unidades da Secult Goiânia para levantar in loco quais são as necessidades e possibilidades de cada trabalho desenvolvido, visando garantir eficiência e transparência ao setor.
         “Nos próximos quinze dias, vou visitar todos os departamentos e conversar com o maior número possível de funcionários. Ouvir muito e analisar demandas visando traçar um plano de ação efetivo”, explica Glacy Antunes.
          A Secult Goiânia é formada por departamentos e divisões que abrangem uma ampla rede de instituições e espaços, voltados às artes visuais, cênicas, música, dança, cinema, literatura, educação e cultura popular, em várias regiões de Goiânia.
          A longa lista inclui, entre outros, as bibliotecas Marietta Telles e Cora Coralina, uma na Praça Universitária e a outra em Campinas, o Museu de Arte de Goiânia e o Centro Livre de Artes, no Bosque dos Buritis, as Casas de Cultura, em vários bairros, o Grande Hotel - Centro de Referência e Memória (voltado ao Patrimônio Histórico material e imaterial de Goiânia, em especial ao legado dos pioneiros que iniciaram a construção da capital), a Sepac (Sala de Exposições do Palácio da Cultura, na Praça Cívica) e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no setor Central, onde estão localizados o teatro e o cinema municipais.
          A Estação Ferroviária é também responsabilidade da Cultura e sedia duas Bandas as quais, na opinião da nova Secretária, têm grande importância em eventos públicos e em processos educacionais.
          Grandes eventos, como Goiânia em Cena, o FestCine Goiânia, Canto de Ouro, Chorinho,  Encontro de Congadas e Folias de Reis, além do Projeto Prosa e Verso e o encontro de quadrilhas das festas juninas já estão sendo estudados. A classe artística será ouvida em cada linguagem, ou segmento, para possivelmente, serem redimensionados, observa Glacy Antunes.
           Na sede da Secretaria, no Setor Sul, onde estão instalados a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Conselho Municipal de Cultura, o Teatro de Bolso Cici Pinheiro e o Espaço Cultural Sílvio Bragato, as atividades também serão avaliadas.
           A pauta de trabalho da nova Secretária de Cultura inclui ainda a revisão das leis que gerem a Cultura e a inserção da Secult Goiânia no Sistema Nacional de Cultura. Houve repercussão positiva e ótima expectativa no meio cultural goianiense que expressa confiança na disposição, e lisura, de Glacy Antunes para traçar novos e criativos rumos, em uma gestão de alto nível, nos parâmetros determinados pelo prefeito Paulo Garcia.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Cantor Leonardo será estrela da campanha publicitária do Shopping Cerrado, em Goiânia

Lançamento do novo empreendimento da CCP e do Grupo Odilon Santos será nesta quinta-feira, 17 de janeiro


Com o slogan “Um novo marco, um novo sucesso, uma nova paixão. Shopping Cerrado, o shopping da nossa gente”, a campanha publicitária de lançamento do Shopping Cerrado, em Goiânia, buscou para os anúncios e peças uma personalidade que representasse a região: o cantor e compositor Leonardo, nascido na cidade.
O empreendimento estará localizado na Avenida Anhanguera - Setor Aeroviário, Goiânia, em um terreno de 66 mil m2 e 32 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL). Inclui sete âncoras, seis megalojas, dois restaurantes, dez salas de cinema Cinépolis, 25 operações de fast-food e estacionamento com mais de duas mil vagas. Entre as lojas confirmadas estão C&A, Marisa, Riachuelo, Playland, Fujioka, HD Kids entre outras. 
O empreendimento, uma parceria entre as empresas CCP (Cyrela Commercial Properties) e o Grupo Odilon Santos, tem inauguração prevista para setembro de 2014.

Criolipólise, gordura localizada nunca mais!


Nova técnica que garante reduzir até 25% da gordura localizada, de forma não invasiva, chega à Goiás

O verão chegou, e com ele a eterna preocupação de estar em forma e poder aproveitar o período mais esperado do ano sem mostrar aquelas gorduras localizadas que tanto incomodam. O corre-corre para reduzir medidas de forma saudável -- de preferência, sem ter que se submeter a um procedimento cirúrgico --, não faz distinção de gênero: homens e mulheres saem em busca dos mais variados tratamentos disponíveis nos consultórios dermatológicos e clínicas de estéticas.

Dentre as novíssimas opções utilizadas por dermatologistas de todo o país, está a Criolipólise, que chega para os goianos interessados em ficar ainda mais belos, pelas mãos do dermatologista Alessandro Alarcão. O procedimento, desenvolvido por cientistas da Universidade de Harvard e apresentado por especialistas americanos no Meeting da Academia Americana de Dermatologia 2012, tem surpreendido por sua eficiência e tecnologia, e agilidade. A garantia é que na primeira sessão chega-se a reduzir 25% da gordura localizada, em locais que até mesmo a lipoaspiração não consegue alcançar. 

O que é Criolipólise®? 
Criolipólise® é o novo procedimento, sem cortes e indolor, utilizado na redução de gordura localizada.  Diferente de outras técnicas, atua no congelamento das células lipídicas – responsáveis pela gordura localizada – sem lesar os tecidos vizinhos. A aplicação na área desejada resfria o tecido a uma temperatura de 4°C, cristalizando as células adiposas que, assim, são destruídas. 

Quais são os benefícios?
A Criolipólise auxilia no tratamento da gordura localizada e reduz o aspecto da celulite leve a avançada e da flacidez, pois alcança as células adiposas mais difíceis de serem eliminadas (até mesmo com lipoaspiração), que normalmente se concentram no abdômen, flancos (pneuzinhos), parte interna das coxas e gordura das costas. Também promove a elevação dos glúteos, drenagem linfática, circulação sanguínea, oxigenação das células e multiplicação das fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele.

Recomendações
Como todo e qualquer tratamento, é necessário o acompanhamento médico e se atentar às recomendações. A Criolipólise não atua na perda de peso e só deve ser utilizada em pessoas que estão em um peso ideal, em relação à altura e idade. Assim como a lipoaspiração, não é indicada para obesos ou com sobrepeso. É também contraindicada para pessoas com grau de flacidez grande.  “Apesar das células de gordura serem eliminadas, são necessários certos cuidados para manter o equilíbrio do corpo como uma dieta saudável e exercícios. Assim os resultados se mantêm por um período maior”, alerta o dermatologista.

Resultados 
Em três semanas após o tratamento já é possível visualizar algumas mudanças e os maiores benefícios são vistos com dois meses, tendo continuidade ao longo do tempo, se acrescido de dieta de baixa em calorias, açúcar e gordura e exercícios físicos.

Procedimento 
O aparelho Galeno Sculptor realiza a criolipólise, uma tecnologia avançada que dispõe de quatro ponteiras e permite escolha individualizada dos tratamentos para cada paciente. A novidade é a combinação do ultrassom cavicacional com a "Criotermolipólise" (termo completo), o que torna o tratamento ainda mais eficaz, pois promove a sucção com resfriamento programado e destruição segura do tecido gorduroso.
O Galeno também traz ultrassom convencional e radiofrequência multipolar, que podem ser associados ou utilizados separadamente na melhora do contorno corporal, gordura localizada, celulite e flacidez. 

Onde fazer 
O primeiro aparelho do Estado de Goiás, o Galeno Sculptor está disponível para os goianos na Lumini Clínica de Especialidades (Anápolis) e em Goiânia, no setor Marista, pelo telefone 3281-4146.

Recomendado por:
Dr. Alessandro Alarcão / CRM 8830
Dr. Alessandro Alarcão e Dra. Geórgia Martins,
foto de Arlindo Fernandes
Titular em Dermatologia Pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - SBCD
Titular em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia  - SBD
Pós-Graduado em Cosmiatria, Laser e Cirurgia Dermatológica – Faculdade de Medicina do ABC

Dra. Geórgia Martins da Silveira Alarcão / CRM 9968
Titular em Dermatologia Pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - SBCD
Membro da Academia Americana de Dermatologia

Alegria e descontração


Por Márcia Sahb
Nazira Sampaio, Graça Estrela e Laudelina Inácio

      A delegada Laudelina Inácio recebeu amigos e familiares no último dia 11 de janeiro em sua residência para brindar seu aniversário. No cardápio deliciosas pamonhas bem ao estilo da cozinha goiana.
         Olha quem mais compareceu: