terça-feira, agosto 20, 2013

O êxodo do luxo brasileiro



Em passagem por Goiânia, presidente da MCF Consultoria e Conhecimento, Carlos Ferreirinha, fala sobre os novos hábitos de consumo do brasileiro, que agora busca sensações e experiências em suas escolhas, ampliando espaço para o consumo de luxo

Presidente da MCF Consultoria de Conhecimento, Carlos Ferreirinha falou para cerca de 400 profissionais do mercado da construção civil, no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO), sobre as mudanças de comportamento do consumidor e o mercado de luxo, que agora se expande para outras regiões do País. Ferreirinha traçou o perfil do novo consumidor brasileiro, que, com o crescimento da economia e o acesso a mais produtos e serviços, mudou seu padrão de escolha. Goiânia entra na rota de grandes marcas, como Victoria’s Secret, e empreendimentos imobiliários de altíssimo padrão. 
Ele esteve em Goiânia a convite das incorporadoras GPL, Terral e Town e integra o time de renomados consultores do próximo lançamento imobiliário das empresas anfitriãs, que promete ser um marco de arquitetura, design, inovação e luxo, no Setor Marista, em Goiânia. No mesmo dia, Ferreirinha também participou de almoço com a imprensa no Emi Cozinha Emocional para um bate-papo sobre o universo do luxo. 
Segundo ele, é preciso treinar o olhar para o novo padrão de consumo, cada vez mais apurado e focado nas experiências. “Saímos da era do simples para o especial, para o extraordinário”, disse Ferreirinha. Reflexo disso são os investimentos de grandes marcas na promoção de [boas] sensações em seus produtos e serviços: chaise nos aeroportos para proporcionar mais conforto ao público, salas de relacionamento em shoppings em linguagem intimista, o surgimento de brigadeirias para resgatar o sabor da infância com charme e elegância, e assim por diante.  “O brasileiro consome muito mais luxo no exterior, que dentro do próprio País. Isso porque, embora exista público consumidor, a oferta ainda está em patamares pequenos”, explicou.
Para alcançar essa expectativa e dialogar com este novo perfil, é preciso entender que o nível de escolha e os hábitos de compra não são mais os mesmos de duas décadas atrás. “O brasileiro viaja mais, tem acesso a mais informações e é influenciado por tudo isso. É uma era de transformações, de experiências, no qual o cliente se torna o protagonista, e não mais o produto.” Esse universo, que reúne grandes cifras, produtos com alto valor agregado, design, beleza e sensações prazerosas, é hoje uma realidade em todo o País. Grandes marcas não se limitam à grande megalópole brasileira como São Paulo, estão se instalando em diferentes capitais, em busca de um novo público.
De acordo com Ferreirinha, um terço da riqueza brasileira está nas mãos de pessoas com menos de 35 anos de idade, esse é também o País que mais produz milionários por ano. “E o maior crescimento desta nova riqueza está nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, que são considerados a locomotiva da nação. Se ele não tem o luxo em sua cidade, consome fora”, disse. Ferreirinha avalia que o empreendimento que será lançado pela GLP, Terral e Town, no Setor Marisa, que inclui, entre outros diferenciais, o elevador para o morador subir com seu carro até seu andar, atende a uma seleta demanda em Goiânia. Ressaltou ainda que a iniciativa tem tudo para se tornar um referencial e elevar o patamar de luxo na capital goiano. Afinal, “o paladar jamais retrocede”, concluiu.


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