sexta-feira, julho 08, 2016

2ª Edição Da Campanha A Loja Vazia

Ação social trazida para a cidade pelo Shopping Estação Goiânia visa a
incentivar a doação de roupas, calçados e acessórios para entidades
que auxiliam pessoas necessitadas ou em situação de rua


            Começa neste sábado (9) a 2ª edição da campanha A Loja Vazia, que vai até o dia 31 de julho no Shopping Estação Goiânia, responsável por trazer à capital goiana a ação social conhecida em todo o Brasil. A campanha incentiva a doação de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação. A loja amanhece vazia todos os dias e vai ganhando vida à medida em que as pessoas levam peças para adicionar às prateleiras, cabides e manequins.
            Na primeira edição, realizada no ano passado, foram arrecadadas 3,5 toneladas de donativos, ultrapassando a ação pioneira do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, que angariou 3,2 toneladas. Na oportunidade, três instituições receberam mais de uma tonelada de doações cada: o Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (CEVAM), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e a Paróquia Sagrada Família.
            Neste ano, a meta é superar o desempenho do ano passado e contribuir com cinco entidades que mantém projetos de assistência social: Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Fama, Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Vila São Cottolengo, @lilidobem (A Rede do Bem) e Grupo Osceia (Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo).
            A gerente de marketing do Shopping Estação Goiânia, Carolina Pajaro, afirma que A Loja Vazia é uma ação de responsabilidade social abraçada pelo centro de compras que só é possível com a ajuda da sociedade. "Sempre nos preocupamos em apoiar causas sociais e em participar e incentivar práticas de solidariedade, especialmente no inverno, quando muitas famílias precisam de doações de agasalhos. Ficamos muito satisfeitos com o retorno da campanha no ano passado, que mostrou o quanto o povo goiano é solidário e preocupado com o próximo”, comenta.


Assistência
            Quem já participou da campanha aprova a iniciativa. “A Loja Vazia é uma ação maravilhosa que ajudou muita gente”, avalia a voluntária na Superintendência de Assistência Social da Igreja Assembleia de Deus Maria Lúcia Tôrres Ferreira. “Tudo o que recebemos dividimos em categorias e distribuímos em comunidades carentes e nas reuniões mensais onde acolhemos pessoas mais necessitadas”, conta.
Segundo a voluntária do Cevam Cecilia Machado, A Loja Vazia contribuiu para os projetos desenvolvidos pela entidade. “Trouxemos as doações com um guincho, organizamos e distribuímos parte das roupas, sapatos e cobertores para as 62 mulheres e adolescentes que se abrigam aqui na instituição, a outra parte ajudou na realização do bazar, em que todo dinheiro arrecadado é revertido para comprar remédios e alimentos”, explica.
            Mesmo depois de finalizada a campanha 2015 as doações continuaram, relata a assessora paroquial Alessandra Borges de Jesus, da Paróquia Sagrada Família. “Foi uma vitrine. Após a campanha começamos a receber mais ajuda, isso nos permitiu desenvolver mais ações para ajudar o próximo, por isso nossa gratidão é imensa. A Loja Vazia proporciona um padrão de unidade em prol de um bem maior, a preocupação em ajudar com próximo”, comenta.


A Loja Vazia
            Imagine uma loja que abre as portas completamente vazia e se enche ao longo do dia. Essa é a ideia de A Loja Vazia, que visa a incentivar a doação de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação. Em vez de comprar, as pessoas adicionam peças às prateleiras, cabides e manequins.
            Criada pela agência Loducca, a campanha arrecadou 3,2 toneladas de roupas em São Paulo e se tornou parte da Creative Commons, organização não-governamental e sem fins lucrativos voltada a expandir a quantidade de ideias criativas disponíveis através de licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menores restrições. Toda a estrutura da loja e a identidade visual está disponível para todos que tenham interesse em repetir a ação.
            O projeto foi uma das ações realizadas durante a Campanha do Agasalho, promovida todos os anos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com o Shopping Villa Lobos, em 2013. A Loja Vazia conquistou o País e já passou por Vitória (Espírito Santo), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), São José (São Paulo), Maceió (Alagoas) e chega agora a Goiânia para encher suas prateleiras de solidariedade.


Serviço
O que: A Loja Vazia
Quando: 9 a 31 de julho
Horário: Diariamente, a partir das 9h

Onde: Shopping Estação Goiânia - Avenida Goiás Norte, Centro (entrada pela Avenida Goiás).

Nenhum comentário:

Postar um comentário