Pensada para
atender ao público que quer aliar conforto e estilo,
tendência estampa
vitrines e ganha cada vez mais as ruas de Goiânia,
saindo do universo
exclusivo das academias
O look legging e camiseta não é
novidade e proporciona versatilidade e casualidade ao visual. Contudo, um
recente movimento na moda tem glamourizado esse estilo mais despojado, chamado
de athleisure, uma combinação das palavras athletic e leisure, que em inglês
significa atleta e lazer. A tendência consiste na criação de peças que podem
ser usadas tanto para a prática de exercícios e esporte (a conhecida
activewear) como para o dia a dia, ou seja, uma combinação que une conforto e
estilo.
O sucesso da athleisure se dá
exatamente pela funcionalidade proporcionada, palavra de ordem nos dias atuais.
As roupas são confortáveis e estilosas, o que permite tanto a prática de
exercícios como o desempenho de atividades do cotidiano, inclusive para o
ambiente de trabalho. O estilo ganhou força nas ruas, baladas e em ambientes
sofisticadamente descolados nas principais metrópoles da moda como Nova York,
Paris e Barcelona, e chegou com tudo ao Brasil, onde encontrou o ambiente
perfeito - o clima tropical. Em Goiânia, mostra-se uma ótima pedida, especialmente
para as goianas, que não abrem mão de estar em forma e não saem de casa sem
estarem produzidas.
A empresária Suely Martins Lopes,
que há oito anos está no mercado da moda fitness casual, percebe que a
aceitação desse tipo de roupa só cresce. “Nossos produtos são vendidos para
vários Estados, do infantil ao adulto. Hoje vejo uma aceitação muito maior do
público, as pessoas estão usando roupas que antes eram apenas moda de academia
em todos os lugares. Assim, não ficamos tão restritos e, consecutivamente,
estamos vendendo mais”, comenta a proprietária da DLS, no Shopping Estação
Goiânia.
A athleisure tem peças feitas com
tecidos tecnológicos, com proteção solar, absorção de calor e tactel resistente
à chuva entre outros. A tendência também traz modelos trabalhados com tecidos
metalizados e brilho, transparências e recortes, usando estampas e cores fortes
como o verde limão, o rosa pink e o berinjela. Nas peças, além leggings, shorts
de moletom, maxi-camisetas, polainas, meias de cano longo e mochilas, tudo
pensado na funcionalidade. Outro atrativo da tendência é a acessibilidade, pois
são peças com um custo mais acessível, o que ajuda na hora de montar diversos
looks.
Dica de estilo
Contudo, a tendência pede
equilíbrio, para que ninguém saia com cara de que acabou de sair da academia,
por se tratarem de peças esportivas aconselha a personal stylist Adriana
Galhardo. “É interessante usar peças com modelagens de academia, mas que tenham
tecidos e texturas diferentes, por exemplo uma legging, mas que seja de couro,
uma jaqueta bomber, mas que tenha um tecido de seda ou brilhante. Aconselho
fazer um hi-low, mesclando as peças esportivas com outras de alfaiataria. Uma
peça vibrante, de cor neon, pode ser combinada a outras peças neutras. Vestido
mais estruturado com tênis”, explica. Adriana ressalta que para o ambiente
profissional, o estilo só cabe em profissões informais, ainda assim evitando
modelagens muito justas, barriga de fora e transparências.
Athleisure no mundo
da moda
Reflexo de que a athleisure veio
para ficar é que inúmeras grifes nacionais e internacionais estão investindo
nesse segmento. Marcas esportivas estão fabricando produtos mais versáteis e
atraentes, como é o caso da Puma, que desenvolveu coleção com a cantora
Rihanna; da Nike, que celebrou as Olimpíadas com criações do estilista da
Givenchy, Riccardo Tisci; e da Adidas, que apresentou coleções
sofisticadas com Yohji Yamamoto e Stella McCartney. No Brasil, a Animale acabou
de lançar a linha Move, entre outros exemplos.
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