Além de apoiar projeto que trabalha a autoestima de
mulheres em tratamento,
iniciativa da Brasal Incorporações e de colaboradores
de uma de suas obras
foi uma forma diferente de engajamento com a luta das
mulheres com
câncer de mama, que continua em todos os meses do ano
As mudanças físicas causadas pelo
tratamento do câncer de mama, tais como queda de cabelo, mudanças na pele,
emagrecimento excessivo, podem ter um grande impacto na forma como as mulheres
que enfrentam a doença se sentem a respeito de si mesmas e como elas encaram a
doença. É por isso que o Hospital Araújo Jorge, referência em Goiás no
atendimento de pessoas com câncer, promove uma vez por mês para pacientes com
câncer de mama o Projeto Oficina de Moda e Beleza. O objetivo é ensinar dicas e
truques que que valorizem a beleza dessas mulheres, mesmo com as mudanças
ocasionadas pelo tratamento.
Em apoio à iniciativa e como uma forma
de engajamento à campanha Outubro Rosa, a Brasal Incorporações e operários do
Residencial Persona Bueno By Brasal se uniram para arrecadar batons para serem
doados ao projeto do Araújo Jorge. Os itens arrecadados foram entregues durante
a realização de mais uma edição da Oficina de Moda e Beleza.
A ideia partiu da equipe de segurança
do trabalho da obra do Residencial Persona Bueno By Brasal e o intuito foi o de
sensibilizar os colaboradores do canteiro de obras, onde 90% da mão de obra é
formada por homens. Segundo a técnica de segurança no trabalho do
empreendimento, Kácia Gonçalves, a intenção foi evá-los a reflexão e
incentivá-los colaborar para que as mulheres atendidas pelo hospital recebessem
esse gesto de carinho. “Com o tratamento contra o câncer essas mulheres perdem
muito da sua autoestima e acabam esquecendo aquele ritual da beleza que antes
tinham geralmente”, conta Kácia Gonçalves. De acordo com a técnica de
segurança, a ação também é um convite a uma reflexão de como o câncer de mama
afeta não só a mulher, mas também seus familiares.
O pedreiro da Brasal Incorporações,
João Viana da Silva, 66 anos, foi um dos colaboradores que doou um batom. Ele
diz que convive com três mulheres em casa: a esposa e duas filhas e por isso
conta que se sensibilizou muito com a iniciativa da empresa. “É algo que não me
custou quase nada além de boa vontade, acho que quando a gente ajuda ao próximo
de certa forma também está ajudando a si mesmo. Se isso acontecesse com alguém
da minha família seria algo bacana que gostaria que fazem por elas também”,
afirma. Segundo o Instituto
Nacional de Câncer (Inca) foram registrados quase 58 mil casos (57.960)
de câncer de mama no Brasil entre o biênio 2016/2017, 4.200 só em Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário