terça-feira, abril 29, 2014

Pesquisa analisa grau de adaptabilidade da força de trabalho no Brasil e em outros dez países

São Paulo, 28 de abril de 2014 – Encontrar profissionais com as competências necessárias tem sido um desafio cada vez maior no mercado de trabalho brasileiro. Vivemos um claro desequilíbrio entre as competências requeridas e as disponíveis em nossa força de trabalho, o que provoca perda de produtividade e prejudica a competitividade de nossas empresas.

A solução para este descompasso depende da habilidade e da disposição tanto dos profissionais quanto das empresas – assim como governos e educadores - de se adaptar a novas circunstâncias (setores, funções, ambientes, culturas, tecnologias) e desenvolver competências alinhando-as às novas demandas do mercado. A capacidade de adaptação da força de trabalho em 11 países, entre eles o Brasil, é o tema da pesquisa “Adapt to Survive”, feita pela PwC sob encomenda do LinkedIn.

A diversidade ou dinamismo econômico, a internacionalização da força de trabalho e o uso de redes profissionais, como o LinkedIn, são os três principais fatores que influenciam o nível de adaptabilidade de um país. A pesquisa “Adapt to Survive” procurou mensurar estes aspectos por meio de cinco indicadores-chave*.

Nono lugar entre os 11 países pesquisados, o Brasil tem a economia ainda muito concentrada em poucos (e tradicionais) setores e uma força de trabalho pouco internacionalizada - o que envolve aspectos como o domínio de outros idiomas, em especial o inglês, a baixa atratividade e restrições legais para o trabalho estrangeiro e a migração de profissionais para outros países. Características comuns a países em desenvolvimento, como a Índia e a China, classificadas em 10º e 11º lugares, respectivamente.

No topo do ranking, a natureza empreendedora, a moderada diversidade de setores, a baixa migração e o domínio de inglês pela maioria da população são as características que fazem da Holanda o país com o maior índice de adaptabilidade ente os pesquisados. A Holanda também tem a menor taxa de demissões de profissionais antes de completar o primeiro ano, apenas 4,8%. No Brasil, chega a 12%. 

“Com as mudanças econômicas, estão surgindo novas demandas, mas os profissionais e as empresas não estão preparados para este novo contexto, o que gera um gap entre as competências existentes e as necessárias”, explica Oswaldo Barbosa de Oliveira, diretor do LinkedIn na América Latina.

A análise revela uma forte correlação entre o uso das redes de profissionais on-line e o índice adaptabilidade. A Holanda, por exemplo, adotou redes profissionais on-line muito mais rápido do que qualquer outro país fora os EUA e atualmente quase metade da sua população economicamente ativa tem perfil profissional on-line.

Do lado das empresas vale a mesma regra. Organizações com forte presença on-line (de acordo com o LinkedIn’s Talent Brand Index)  atraem profissionais mais adequados às suas necessidades e têm menor rotatividade em curto-prazo. De acordo com a pesquisa, um aumento de 1% no Talent Brand Index significa taxa de aceitação 1,5% maior e diminuição de 1% nas demissões em curto prazo.

“O conceito de adaptabilidade da força de trabalho é novo tanto no meio acadêmico, quanto no mercado”, afirma João Lins, sócio da PwC Brasil e líder de Gestão de Capital Humano. “Este é o primeiro trabalho que consegue vincular indicadores ao conceito abstrato de resiliência, considerando-o não apenas como uma característica individual, mas também na dimensão de gestão nas esferas pública e privada”, acrescenta.

A partir de duas das mais importantes fontes de dados de RH no mundo: o comportamento em tempo real dos 277 milhões de usuários do LinkedIn e informações de 2.600 empresas do banco de dados Saratoga (uma das maiores fontes de informações sobre pessoas e métricas de desempenho), a pesquisa avalia cinco indicadores-chave* para calcular o índice de adaptabilidade (Talent Adaptabily Score) em 11 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Estados Unidos, França, Holanda, Índia e Reino Unido).




*Talent Adaptability Score

Para calcular o índice de adaptabilidade foram consideradas cinco variáveis  a partir das  informações de perfis do LinkedIn e das métricas da base de dados do PwC Saratoga:

1.       Taxa de promoção – número médio de promoções numa mesma empresa, medido a partir dos perfis no LinkedIn

2.      Taxa de vacância do mercado – quantidade de vagas abertas divididas pela população economicamente ativa do país

3.      Média de posições ocupadas – quantidade de diferentes cargos ocupados no decorrer da carreira

4.      Média de empregadores – média de empregadores de cada profissional

5.      Taxa de mudança de setor – o número médio de diferentes cargos ocupados no decorrer da carreira

Para ler o relatório completo, acesse: www.pwc.com/talentadaptability
  
Sobre a PwC
As firmas do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles buscam. Somos um network de firmas que atuam em 157 países com 184.000 profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria, consultoria tributária e societária  e de negócios. Saiba mais sobre nossos serviços acessando www.pwc.com.brNeste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., a qual é uma firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, sendo que cada firma membro constitui-se em uma pessoa jurídica totalmente separada e independente. Acesse www.pwc.com/structure para mais informações. © 2014 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

Sobre o LinkedIn
Fundado em 2003, o LinkedIn conecta os profissionais do mundo para torna-los mais produtivas e bem-sucedidos. Com mais de 277 milhões de usuários no mundo inteiro, incluindo executivos de todas as empresas da Fortune 500, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo na internet. A empresa tem um modelo de negócios diversificado com receitas provenientes de assinaturas premium, soluções de marketing e soluções de talentos. Com sede no Vale do Silício, o LinkedIn tem escritórios em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário