Em visita à fábrica
da franquia goiana, o embaixador do Panamá
convidou a franquia goiana abrir fábrica na zona portuária de alimentação que
está sendo construída no País. Base será estratégica para a expansão da Fast
Açaí, que já confirmou abertura de três lojas nos Estados Unidos em 2016 e vem
sendo assediada por investidores chineses, portugueses, espanhóis, italianos e
colombianos.
Depois de conquistar o Brasil, a
franquia goiana Fast Açaí prepara-se para ampliar suas fronteiras e chegar ao
mercado internacional. Com 75 lojas abertas em 10 estados brasileiros em menos
de dois anos, a franquia goiana formalizou contratos de abertura três lojas nos
Estados Unidos neste início de ano e também planeja alcançar países da Ásia,
Europa e os vizinhos sul-americanos.
O projeto de expansão ganhou um
reforço especial nesta sexta-feira (29/1), ao receber a visita do embaixador do
Panamá Edwin Emilio Vergara na sede de sua fábrica em Aparecida de Goiânia. Ele
pousou em solo goianiense com objetivo de atrair olhares de empresários para os
potenciais panamenhos. Zona de passagem para Ásia, o maior mercado consumidor
de alimentos no mundo, o Panamá tem interesses especiais em atrair as empresas
de alimentos do Brasil, que é um dos maiores celeiros mundiais.
“O Brasil é um dos países mais
importantes das Américas, entre outros fatores porque é produtor de alimentos.
Criamos uma zona franca específica de alimentação e vamos inaugurar um porto
voltado a indústrias de alimentação em Água Dulce”, disse e convidou a franquia
a abrir fábrica na zona franca do Panamá. Durante a visita, ele conheceu os
processos de fabricação do açaí express e demais produtos do menu de
alimentação saudável. Degustou e rendeu elogios quanto ao sabor já conhecido
por ele. Edwin costuma consumir de açaí na tigela.
“O açaí é uma fruta tropical que tem
muitas qualidades. São fatores importantes de energia que podem se converter em
remédio natural. Sobretudo, o fruto tem um sabor muito bom e, por esse,
conjunto, nossa avaliação é de que um negócio que explora esse mercado tem
muito futuro em relação ao mercado mundial, principalmente, se associado às
nossas vantagens”, afirmou o embaixador.
Em reunião com a diretoria da Fast
Açaí, o embaixador falou de geografia, logística e turismo, além de benefícios
fiscais que já são realidade na terra caribenha que é reconhecida mundialmente
pela sua posição e estrutura estratégica, baseada em portos, que beneficia o
transporte de produtos para todos os pontos do globo com poucos gasto e tempo.
No pacote de benefícios, incluiu também as instituições bancárias do País, que
possuem linhas de crédito especiais para aporte. Edwin Vergara também deixou
espaço aberto para abertura de lojas no Panamá, o que também estimula a geração
de empregos no País.
Um dos anfitriões do embaixador, o
diretor comercial Frederico Soares Junqueira as perspectivas apresentadas são
animadoras. “Nossa expectativa é de ter 10 unidades em funcionamento nos
Estados Unidos até o fim do ano. Contar com uma base logística no Panamá é
essencial para nossos planos de expansão e distribuição”.
Exportações
Outra medida importante para a
internacionalização da marca é que a Fast Açaí passou a integrar em janeiro o
Plano Nacional da Cultura Exportadora, um dia antes da visita do embaixador. O
projeto do governo federal começou a cadastrar empresas que pretendem reforçar
a presença nos demais países. O analista de comércio exterior do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Diego Afonso de Castro,
desembarcou em Goiás no dia 28 de janeiro para assinar a adesão dos sócios
Maurício Lima; Belizário Júnior; Pedro Lima e Frederico Junqueira ao projeto.
De acordo com Diego Afonso de Castro, as ações serão conjuntas entre o governo
federal e as empresas que participarão do plano, afim de agilizar os
documentos, as certidões e demais exigências burocráticas dos países
importadores.
De acordo com o gerente de operações
internacionais da Fast Açaí, Odilon Moura, o interesse pelo açaí vem aumentando
mundo afora, onde é conhecido como uma super fruta por seus poderes
nutricionais. Em paralelo, o crescimento acelerado da marca goiana vem
despertando atenção de quem procura informações a respeito de negócios ligados
a alimentação saudável. “Com isto, estamos sendo procurados por
investidores chineses, portugueses, espanhóis, italianos e colombianos, uma vez
que possuímos uma operação estruturada como franquia”, diz.
O açaí express é o carro-chefe do
menu da franquia. A fruta contém muita antocianina, um pigmento roxo do grupo
dos flavonoides, substância química encontrada nas plantas que funciona como
antioxidante. Entre seus benefícios, está o combate aos radicais livres,
retardo ao envelhecimento e prevenção a doenças do coração e células
cancerígenas. Vale ressaltar ainda que o açaí contém boa gordura, aquela que
traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva, além das fibras que auxiliam no
funcionamento do intestino. Altamente energético, ele também garante o vigor
necessário para as atividades de verão sem pesar no estômago.
Mas, além do açaí, a franquia
oferece um amplo menu de alimentação saudável, o que inclui wraps, sanduíches e
sucos naturais. “Por isso, esse também é um momento muito oportuno para a
inauguração da nossa franquia nos Estados Unidos. Vamos atender este mercado de
alimentação saudável que está em pleno crescimento, entregando produtos
saudáveis e saborosos”, sublinha outro diretor da franquia, Maurício Lima.
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