quarta-feira, maio 04, 2016

Tocha olímpica em Goiânia: festa e mudanças no trânsito

Fonte: Seduce / G1 GO
Crédito: Fernando Vasconcelos

Na capital, o símbolo será recebido com festa. Veja a programação e confira 
qual será o trajeto e as mudanças no trânsito da cidade de Goiânia



            A Força Tarefa de Recepção, Coordenação e Revezamento da Tocha Olímpica e as prefeituras de 15 cidades goianas preparam uma grande festa em Goiás a partir desta quarta-feira, 4/5. O superintendente executivo de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e coordenador geral da Força Tarefa em Goiás, Júnior Vieira, explica que o símbolo maior do esporte será carregado por 448 condutores em todo o Estado, sendo 97 deles só em Goiânia, onde o percurso será de 20 quilômetros. O revezamento começa em Corumbá de Goiás e encerra em Goiandira.
            As informações sobre o evento de revezamento da tocha por Goiânia foram repassadas na manhã desta terça-feira (3/5), pelo prefeito da capital, Paulo Garcia, e pelo superintendente executivo de Esporte e coordenador geral da Força Tarefa de Recepção, Coordenação e Revezamento da Tocha, Júnior Vieira.
            “Este evento é uma parceria entre governos. Estamos todos imbuídos em fazer uma grande festa em todo o Estado. A população vai fazer uma boa receptação da tocha. É uma oportunidade única do Estado ser mostrado para o mundo todo. Vamos mostrar nossas belezas naturais, culturais, o que temos de bom para oferecer”, afirmou Júnior Vieira.
            Para receber a tocha olímpica, a prefeitura de Goiânia, em parceria com a Seduce, preparou uma extensa programação para quem vai acompanhar o evento de revezamento, que acontecerá a cada 200 metros por 97 condutores, entre eles dois alunos da rede estadual de ensino, os atletas André Vilarinho, Marcelo Marciano de Oliveira, Jane Karla, Acácio Gomes Filho e a dupla sertaneja João Neto e Frederico.  
            O evento será encerrado na Praça Cívica, com o show do Jota Quest, às 21h40. “Nós preparamos tudo com muito carinho para que a passagem da tocha por aqui seja a melhor de todas. O esporte é fundamental para todas as comunidades e é nosso dever fomentar e divulgar esses eventos”, finalizou Paulo Garcia.
             
Como fica o trânsito
            A Prefeitura de Goiânia realiza mudanças no trânsito da capital a partir desta quarta-feira (4) para a passagem da tocha olímpica. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), será proibido estacionar em algumas ruas do trajeto, e outras vias sofrerão alterações.
            A primeira mudança acontece no anel interno da Praça Cívica, que será interditado a partir das 12h. As vias serão bloqueadas e liberadas à medida que a tocha passar. O trânsito da capital deve ser diferenciado, principalmente, entre 16h e 22h de quinta-feira (5).
            Algumas mudanças já entraram em vigor nas Avenidas Couto Magalhães, entre a T-63 e a 5ª radial; e na Avenida T-5, entre a T-10 e a T-63. A partir das 22h desta quarta-feira, a SMT irá sinalizar todos os locais onde será proibido parar ou estacionar durante a passagem da tocha.
            Conforme a prefeitura, a tocha deve sair da Praça do Trabalhador. Em seguida, ela será levada para os setores Oeste, Bueno, Marista, Bela Vista e Centro. O percurso termina na Praça Cívica, onde atrações artísticas vão se apresentar e acontece o show da banda Jota Quest.
            No Setor Oeste, a tocha passa pelas Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7. No Setor Bueno o revezamento acontece nas Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63. Já no Setor Marista, serão interditadas as Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136 e Rua 146.
            A tocha também deve passar pelas Avenidas Couto Magalhães e 5ª Radial, no Setor Bela Vista. Enquanto no Centro, o percurso vai passar pelas avenidas Goiás, Araguaia e Paranaíba, além dos anéis interno e externo da Praça Cívica e nas Ruas 3, 4, 82 e Dona Gercina Borges.
            A Praça Cívica é o único local que terá parte do fluxo restrito por mais tempo. A interdição do anel interno dura até o encerramento da cerimônia, previsto para 23h de quinta-feira (5). O anel externo ficará bloqueado entre a Rua 10 e a Avenida Goiás, e liberado para circulação entre a Avenida Tocantins e a Rua 83. Os bloqueios fora do percurso serão na Avenida Anhanguera com a Rua 200, sendo liberada apenas a passagem de ônibus do Eixo Anhanguera.

Passagem do comboio
         O diretor de fiscalização da SMT, André Luiz, explica as mudanças e pede compreensão dos goianienses. “A população vai perceber que no local do percurso haverá muitas placas de sinalização. Será proibido parar e estacionar. É uma exigência do Comitê Olímpico Internacional e precisamos garantir o fluxo e o contra fluxo do comboio”, disse.
            Quem trafegar pela Rua 10 no sentido Setor Universitário / Centro terá de fazer desvio na Rua Olinto Manso Pereira para acesso á região Sul pela Avenida 85, sentido Serrinha, ou Avenida Assis Chateaibriand. Não será permitida conversão nas Ruas 83 e 84 para acesso à Praça Cívica. Motoristas que trafegam pela Avenida 85 terão acesso à Rua 10, sentido Setor Universitário, pelo anel externo.
            O cruzamento entre a Avenida Anhanguera e a Avenida Tocantins estará bloqueado. O desvio será feito pela Rua 1, passando pelo cruzamento com as Avenidas Goiás e Araguaia para acesso à Rua 10, passando atrás da Catedral Metropolitana de Goiânia.
            Azevedo também reforça que a cobrança será intensa. O infrator poderá ser multado e até mesmo ter o veículo removido se desobedecer à sinalização. “Temos de manter as vias livres. A gente recomenda que o cidadão possa ir ou sair do Centro antes das 16h. Nos demais trechos, as intervenções serão pontuais. Pedimos atenção e respeito”, afirmou.
            A SMT informou que abrirá exceção para casos de emergência, em que veículos de ambulância e da Polícia Militar precisem chegar até um local que faz parte do trajeto da tocha olímpica em Goiânia. Moradores das regiões incluídas no percurso poderão entrar ou sair de suas respectivas residências, mas não poderão transitar de forma contínua pelo local sem que haja necessidade. O trânsito voltará ao normal assim que o comboio da tocha passar.

Pontos da passagem da tocha olímpica em Goiânia:
- Centro: Avenidas Goiás, Araguaia, Paranaíba; Ruas 3, 4 e 82 (nos anéis internos e externos da Praça Cívica) e Dona Gercina Borges;
- Setor Oeste: Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7;
- Setor Bueno: Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63;
- Setor Marista: Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136, Rua 146;
- Setor Bela Vista: Avenida Couto Magalhães e 5ª Radial.

Orientações
- Entre 16h e 22h de quinta-feira (5), Goiânia terá esquema especial de trânsito no trajeto da tocha olímpica.
- Durante a passagem a tocha, as ruas do percurso serão bloqueadas.
- As vias vão ser liberadas e o trânsito voltará ao normal de acordo com a passagem da tocha.
- A SMT irá sinalizar os locais em que será proibido estacionar.
- As mudanças já entraram em vigor nas Avenidas Couto Magalhães, entre a T-63 e a 5ª radial, e na Avenida T-5, entre a T-10 e a T-63.
- Nesta quarta (4), a partir das 22h, serão colocados cavaletes para proibir o estacionamento nas demais vias do percurso da tocha olímpica.
- Na Praça Cívica, as mudanças começam às 12h desta quarta (4).
- O acesso à Praça Cívica será restrito até o fim do evento.
- O anel externo da Praça Cívica ficará bloqueado entre a Rua 10 e a Avenida Goiás, e liberado para circulação entre a Avenida Tocantins e a Rua 83. Os bloqueios fora do percurso serão na Avenida Anhanguera com a Rua 200, sendo liberada apenas a passagem de ônibus do Eixo Anhanguera.
- Quem trafegar pela Rua 10 no sentido Setor Universitário / Centro terá de fazer desvio na Rua Olinto Manso Pereira para acesso á região Sul pela Avenida 85, sentido Serrinha, ou Avenida Assis Chateaibriand. Não será permitida conversão nas Ruas 83 e 84 para acesso à Praça Cívica. Motoristas que trafegam pela Avenida 85 terão acesso à Rua 10, sentido Setor Universitário, pelo anel externo.
- O cruzamento entre a Avenida Anhanguera e a Avenida Tocantins estará bloqueado. O desvio será feito pela Rua 1, passando pelo cruzamento com as Avenidas Goiás e Araguaia para acesso à Rua 10, passando atrás da Catedral Metropolitana de Goiânia.
- Todos os pontos estarão sinalizados, de acordo com a SMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário