segunda-feira, julho 08, 2013

Rôber Côrtes apresenta tela inspirada em Cora

Obra foi produzida para o projeto cultural Happy Art, que homenageia a escritora



O artista plástico goiano Rôber Côrtes apresenta, em primeira mão, no próximo dia 9 de julho a sua mais nova obra, inspirada no poema Meu Destino, da poetisa vilaboense Cora Coralina.  O trabalho foi elaborado especialmente para o projeto cultural Happy Art, que homenageia a escritora goiana mais famosa nacionalmente. O quadro será apresentado a partir das 19h em coquetel que acontece no decorado do empreendimento Cora Alto do Bueno.
Desenho e pintura sobre fuan foi a técnica utilizada pelo artista para transformar o poema Meu Destino em uma obra de arte contemporânea.  Inspirado no verso “Nas palmas de tuas mãos leio as linhas da minha vida”, ele decidiu retratar mãos que se entrelaçam e adicionou uma pedra de corvina para evidenciar o verso “Esse dia foi marcado com a pedra branca da cabeça de um peixe”.
A escolha pelo poema foi feita por próprio Côrtes, que revela identificação com as palavras de Cora. “Acho que o poema assimila a meu cotidiano. Meu Destino mostra a trama da vida pessoal do artista plástico”, explicou Rôber, que trabalha na produção do quadro há mais de três semanas. “É uma síntese rápida do desenho contemporâneo”. Para a  tela de  de 75X75 centímetros, ele deu o nome de Busca do Sonho.
Rôber Côrtes é o primeiro dos três artistas a mostrar seu trabalho no Happy Art. Alexandre Liah e Antunis Arantes, os outros convidados, estão preparando seus quadros e devem mostrá-los à comunidade no mês de agosto. Cada um deles selecionou um escrito da mais emblemática escritora goiana e o transformou em pintura.   
O projeto cultural Happy Art está sendo promovido pela FR Incorporadora, uma vez que a poetisa da nome a seu lançamento imobiliário de alto padrão no Setor Bueno. “Cora ‘surgiu’ em nossas reuniões quando estávamos pesquisando o nome empreendimento. Queríamos, por meio de nossa atividade, de alguma forma valorizar a cultura local, que é um patrimônio de todos os goianos”, salientou o diretor da FR, Pedro Borela.  
O empresário Ricardo Teixeira, diretor da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, também foi um dos idealizadores do projeto. Para ele, esta aproximação entre cultura e setor imobiliário acontece porque existe afinidade entre os dois segmentos. “Todo lançamento imobiliário interage com a cidade por meio de sua arquitetura e de seu diálogo com os sentimentos das pessoas que buscam um lugar para viver”, define.
Para Ricardo Teixeira, as ações visam, principalmente, associar a cultura aos lançamentos imobiliários a uma iniciativa que favorece aproximação mais significativa da marca com seu público. “A sociedade busca hoje um sentido mais amplo para sua ações de consumo. Valorizam questões pontuais como qualidade do produto, mas também aprovam aquilo que reforça sua identidade e seus valores”, diz.

Cora na web
Em paralelo e como forma de extensão do projeto Happy Art, a FR Incorporadora também está desenvolvendo um concurso cultural, inspirado no poema de Cora: “Faz de tua vida um poema”. Quem escrever e publicar um poema sobre sua vida na Fan Page do do concurso no Facebook, concorre a um IPhone e também pode ter seus versos transformados em um filme de computação gráfica. O regulamento completo pode ser encontrado no link: https://www.facebook.com/FRIncorporadora/app_114318315434156. Os poemas devem ser postados até 15 de agosto e o vencedor será anunciado dia 29, na última edição do Happy Art, quando atores convidados pela FR vão declamar os 10 textos mais curtidos.
Todo o projeto está sendo desenvolvido pela empresa com a parceria da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, Pagú Propaganda e Contato Comunicação.  Para a realização da homenagem, a FR Incorporadora recebeu o aval da família de Cora Coralina.

Sobre o artista
Rôber Côrtes nasceu em Goiânia aos 23 de julho de 1960. Quando criança já rabiscava e demonstrava fascínio pelo desenho, na adolescência as primeiras instruções de artes plásticas foram assimiladas no curso livre da escola de artes Veiga Valle – Goiânia, e quando adulto, cursou artes visuais no Instituto de Artes da UFG.  É artista de vanguarda com inúmeras exposições coletivas e algumas individuais com trabalhos de técnicas variadas voltada para a temática urbana.

Serviço:
Happy Art
Data: 09 de julho, terça-feira
Local: Estande do Cora Alto do Bueno
Endereço: Avenida T-13 com T-37, quadra 161, lotes 12 a 15 - Setor Bueno

Horário: a partir das 19h

Um comentário: