quarta-feira, julho 13, 2016

Moda e Sustentabilidade: uma proposta de consumo consciente

  


           A busca por alternativas sustentáveis tem crescido consideravelmente no contexto empresarial ao longo dos anos. E no segmento da moda, o processo não tem sido diferente. O que se percebe é o direcionamento de esforços para diminuir impactos causados no meio ambiente, buscando espaços rentáveis para expandir a consciência verde.
            De acordo com a professora do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio, Aline Hardman, a moda vai além da criatividade, produção técnica e modos de vestir associados à cultura. "Ela possui relações com sistemas mais abrangentes, tais como economia, ecologia e sociedade, que podem mudar a maneira de ver, pensar e consumir moda", explica.
            A especialista considera que ser sustentável nesse setor exige que os profissionais da área repensem inúmeros detalhes no processo de produção, criação e uso de roupas e acessórios. “O grande desafio é moldar os valores e crenças de que quantidade é qualidade, e que sermos consumidores ávidos por tendências e novas coleções, sem uma visão crítica e profunda do que compramos e se realmente precisamos, não fará diferença para o futuro", acrescenta.
            Os estilistas e marcas que abraçam essa causa apostam em produtos mais exclusivos e duráveis, que quebram os paradigmas ditados pelas tendências de moda. O reaproveitamento de peças que aparentemente não servem mais, por exemplo, é o que inspira a aluna do curso de moda da Estácio, Alessandra Ferreira, que com apenas 21 anos tem moldado o projeto "Girubitina", sua futura marca de peças customizadas.  
            Alessandra sempre foi apaixonada por trabalhos manuais e tem considerado o mercado fértil para comercialização. Ela conta que o grande segredo para iniciar esse tipo de negócio é ter a sensibilidade para misturar elementos que facilmente poderiam ser usados nos dias de hoje. "Acho que as pessoas buscam lembranças da infância e gostam de traduzi-las para a sua nova rotina. Utilizo cochas de fuxico, forros de crochê, enfeites para estantes e muito mais, sem medo de ousar", relata.
            A estudante iniciou esse projeto no começo deste ano, durante a disciplina de Desenvolvimento de Coleção. Desde então, já produziu roupas, ecobags, acessórios, bonecas de tecido e muito mais. "Por enquanto, estou vendendo minhas peças pelas redes sociais e para pessoas mais próximas, mas a ideia é expandir o negócio e alcançar cada vez mais clientes adeptos a moda sustentável", explica Alessandra.
            Sobre a iniciativa da aluna da Estácio, Aline Hardman considera que este é o caminho para multiplicar a ideia de consumo consciente. "Embora a sustentabilidade na moda tenha uma história recente, ela demonstra um amplo potencial para promover uma ação transformadora no mundo fashion e na sociedade. Devemos e podemos explorar um mundo interligado com a natureza, conscientes que o 'florescimento humano' está associado à sustentabilidade, não só por parte dos profissionais da área de moda, mas também pelos próprios consumidores", conclui a professora.


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