sexta-feira, junho 30, 2017

Flamboyant Garden Festival apresenta exposição de Américo Poteiro

                                                 Ampliando as atrações de férias, Flamboyant Shopping aposta em
                                                 opções culturais com entrada franca. Até agosto, público contará
                                              com música, cinema, teatro,arte e gastronomia



               O ceramista e pintor Américo Poteiro tem estilo próprio, mas é impossível negar a influência do pai já falecido,Antônio Poteiro. Nas obras assinadas por Américo para a mostraTradição Reinventada, que acontece de 1º a 31 de julho, no Flamboyant Shopping Center, é possível comprovar isso.
               Além de dar continuidade ao legado do pai, Américo Poteiro vem celebrando com maestria a arte de esculpir peças em cerâmica cheias de personalidade e também em pinturas com traços genuinamente rurais e ecológicos. No Garden Flamboyant estarão expostas oito esculturas, com foco na natureza e na mitologia.
               No piso 3, o público contemplará as pinturas em óleo sobre tela que retratam a cultura e o regionalismo locais. Os painéis, um dos diferencias do artista Américo Poteiro, também estão na exposição. Um deles, nomeado Revoada de Garças, mede 1,80 por 3,40 metros, em técnica óleo sobre tela.
               Outros dois pequenos painéis em cerâmica detalham o ofício do artista de forma didática para o público. Os painéis são trabalhos inéditos e reforçam toda a beleza da maestria de moldar o barro com as mãos. Já algumas telas foram pintadas há cerca de cinco anos, mas foram vistas em poucas oportunidades pelo público. "Só comecei a pintar depois da morte de meu pai, que era um incentivador de meu trabalho", recorda o artista Américo, que é autoditada como era o pai Antônio Poteiro.


Sobre Américo Poteiro
               Américo Batista de Souza Neto, o Américo Poteiro,nasceu em Araguari, Minas Gerais, em 1954. Personagem ilustre, ceramista, escultor e artista, já na infância percorreu pelos meandros da arte e do ofício de trabalhar peças de barro, uma tradição da família em Portugal. Com o pai, Antônio Poteiro aprendeu os segredos de moldar o barro. Embora tenha participado intensamente da trajetória de Antônio Poteiro, visivelmente desprende-se da temática deste buscando formas, que expressem a vida com vigor e mais movimento.
               Em meados de 1973 é que de fato começa a esculpir suas próprias peças. Seus trabalhos foram expostos em mais de 55 mostras, em diversas regiões do Brasil e do mundo. Atualmente, Américo tem dedicado seu talento à pintura. Sua obra já ultrapassa mais demilobras, dispostos em seu Atelier, em Aparecida de Goiânia (GO).

Serviço
Flamboyant Garden Festival -Exposição Américo Poteiro
Data: 1º a 31 de julho
Local:Esculturas e painéis Garden Flamboyant / Pinturas em óleo sobre tela Piso 3 (próximo a loja Uomo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário