Todo ano, no mês de outubro, campanha é
realizada com o objetivo de
conscientizar e alertar as mulheres
sobre o câncer de mama
Durante
o mês de outubro, as luzes do Viaduto da Praça do Ratinho (Latif Sebba) estarão
cor-de-rosa. Esta iluminação especial vem sendo realizada por quatro anos
consecutivos pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de
Políticas para as Mulheres (Smpm) em parceria com a Companhia de Urbanização de
Goiânia (Comurg), fazendo parte de uma das ações da Campanha “Outubro Rosa”. O
objetivo é conscientizar e alertar as mulheres goianienses a buscar a
prevenção, e, se for o caso, o tratamento contra o câncer da mama.
Segundo
o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de
câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Isso significa
que, dos novos casos de câncer detectados a cada ano, 22% são de câncer de
mama.
Além
do autoexame de mama e mamografia anual após os quarenta anos, a prática de
atividades físicas e uma alimentação saudável são recomendações básicas de
prevenção, sendo essencial também o acompanhamento por um profissional.
Essa
campanha internacional acontece desde a década de 90, após a primeira corrida
pela cura, promovida pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, em Nova Iorque.
Nesse evento, foram distribuídos laços cor-de-rosa como símbolo da
conscientização e prevenção precoce ao câncer de mama, ficando então conhecido
mundialmente como Outubro Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário