sexta-feira, abril 12, 2013

Jantar pop-up traz Raphael Despirite para Goiânia



Chef do restaurante de cozinha francesa Marcel, realiza Fechado Para
Jantar pela primeira vez fora de São Paulo

Na próxima semana o badalado chef paulista Raphael Despirite, do restaurante de culinária francesa Marcel, desembarca em Goiânia com o Fechado Para Jantar, evento pop-up desenvolvido por ele, que promove diversão em um clima intimista e com alta gastronomia.  Pela primeira vez fora de São Paulo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer foi o cenário escolhido para receber os cerca de 160 pessoas que apreciarão a culinária autoral desenvolvida pelo chef em um evento que promete aguçar as sensações. Os jantares acontecerão nos dias 18 e 19 de abril.
O Fechado Para Jantar foi idealizado por Raphael para ser um momento de diversão tanto para quem participa, quanto para ele, que está no comando das panelas. Para isso uma cozinha é montada no meio do “salão” e permite que o chef interaja com os participantes, que são servidos pessoalmente por ele e pelos sub-chefs. Adegas e geladeiras de cervejas são dispostas para que cada um se sirva e deguste as bebidas como preferir.  Tudo incluso no valor pago pelo convite. A proposta de Raphael segue o conceito dos supperclubs, a nova mania gastronômica da Europa. Eles misturam excelente culinária com clima informal inspirado nos jazz clubs de Nova Iorque.
No cardápio, a cozinha autoral do renomado chef Raphael, a terceira geração de cozinheiros da família.  “Uso o conhecimento da botânica com o apoio de um biólogo. Esse profissisonal é quem entende de alimentos, eu sei apenas a técnica da cozinha. Essa parceria resulta em receitas que retiram o melhor sabor dos ingredientes”, explica. Para o jantar que será servido em Goiânia, uma receita especial de ravioli com toque regional de castanha de barú, está sendo preparado.
A apresentação do prato também receberá cuidado especial: “As linhas da arquitetura contemporânea presentes no Centro Cultural Oscar Niemeyer será a inspiração”, explica.  Raphael esteve em Goiânia para conhecer o lugar, que sediará o evento, e ficou encantado com a vista que se tem do terraço da biblioteca. Para ele, a escolha tem tudo a ver com o conceito pop-up do Fechado para Jantar, que escolhe lugares inusitados para se instalar. “A ideia é que seja mais que um jantar, é uma experiência sensitiva com a interação do vinho e o design dos pratos”.  Entre os destaques, cita um bacalhau preparado com Bonito Seco, uma espécie de atum que depois de seco e ralado o efeito da cor amadeirada faz parecer que a comida se mexe.
Para arrematar o conceito, uma ambientação underground, com elementos regionalizados estão sendo preparados, sob a coordenação da coreógrafa paulista Melina Romano. Uma equipe de Farfetch, uma das maiores empresas de e-commerce de marcas ultra premium da moda, já esteve em Goiânia para selecionar o casting de modelos para um desfile que acontecerá durante o jantar. Smooth jazz feito em trio de bateria, sax e violão completam a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário