sexta-feira, setembro 19, 2014

Inaugurado o primeiro parque de Aparecida de Goiânia

Incorporadores responsáveis pela construção do parque, Leonardo Razuk,
Paulo Roberto da Costa, Ricardo Reis e Marcelo Bores
Comunidade, empresários e autoridades passaram a manhã no Parque Elmar Arantes Cabral, região nordeste de Aparecida de Goiânia, no último domingo 14/09.  
Na ocasião de entrega oficial do espaço, aconteceram oficinas de pipa,
espaço saúde, aulas de jump, volei, basquete e futebol.


                O prefeito da cidade, Maguito Vilela, em parceria com as incorporadoras EBM, GPL, Terral e Tropical Urbanismo e Incorporação inauguraram, no dia 14 de setembro, o Parque Elmar Arantes Cabral. Situado na região nordeste, dentro do bairro planejado Parque América, este é o primeiro parque urbanizado no município e está localizado junto ao complexo Buriti, e atenderá aos moradores de toda a vizinhança, principalmente quem vive na Vila Maria, alto da Avenida São Paulo.
                O maestro Rogério Francisco, da corporação musical do Centro Marista Divino Pai Eterno, levou quarenta adolescentes para o parque que tocaram os hinos nacional, estadual e municipal, que
deu inicio a solenidade.
                A inauguração contou também com atividades culturais abertas ao público durante toda a manhã de domingo. Crianças aproveitaram oficinas de origami e pipa, além de aproveitarem o espaço infantil onde foram realizadas esculturas em balão e pinturinha. Para os adultos um espaço dedicado a saúde contou com profissionais da área orientando as pessoas sobre cuidados e a aferição de pressão e glicemia. Relacionados aos cuidados com a beleza oficinas de estética e cabelo integraram a programação. Profissionais de educação física realizaram aulas de vôlei, basquete, peteca, xadrez, jump e pilates.  
                Em comemoração antecipada ao Dia da Árvore, 21 de setembro, o prefeito e os incorporadores plantaram mudas de árvores do Cerrado, como o Ipê, no local.

               
Sobre o Parque Elmar Arantes Cabral
                Com quase 45 mil metros quadrados, o parque tem 23 mil metros quadrados de área de convivência e uma mata ciliar de quase 22 mil metros quadrados foi preservada e reflorestada nos pontos que estavam desmatados. O projeto foi desenvolvido e executado pelas quatro incorporadoras, com base em um conceito de vida saudável, integração sustentabilidade a acessibilidade. As obras duraram 12 meses e a infraestrutura será entregue ao poder público, que assumirá a manutenção do parque. No total, foram investidos R$ 2,8 milhão com a benfeitoria pelas incorporadoras EBM, GPL, Terral e Tropical Urbanismo e Incorporação, que também são as responsáveis pelas obras.
                O parque foi concebido para estimular o movimento e o lazer ao ar livre. O projeto dividiu
o espaço em quatro grandes áreas, cada uma com atrações para público de diferentes idades. Há espaços infantis, que contam com jogos e playground para diferentes idades, espaço juvenil com quadra poliesportiva, e o pomar da antiga fazenda foi preservado e incorporado ao projeto. Na praça central, uma arena abrigará os eventos culturais e integrará todos os públicos. Uma pista para ciclismo outra para caminhada completa o projeto.
                A questão da sustentabilidade foi outra preocupação do projeto. O parque possui uma mata ciliar ao fundo que foi reflorestada. Na área de convivência, o ipê, símbolo do Cerrado, fará parte do cenário. Espécies adultas de coqueiros ornamentais foram reaproveitados. O sistema de drenagem do parque e de iluminação foram projetados especialmente para atender quesitos de sustentabilidade e acessibilidade.
                Em relação a acessibilidade, para os cadeirantes foram desenvolvidas pistas de acessos especiais a todo parque, com piso liso e rampas. A área facilitará ainda também o acesso de carrinhos de bebês e de pessoas com andadores e bengalas. Outro diferencial será a iluminação com fiação subterrânea, que proporciona uma paisagem urbana mais limpa e segura.

Sobre o Parque América
                Primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia, o Parque América está sendo desenvolvido em uma área de 300 mil metros quadrados pelas incorporadoras EBM, GPL, Terral e Tropical Urbanismo e Incorporação. O complexo urbanístico terá  edifícios residenciais, um deles já
em obras e o segundo com lançamento previsto ainda este mês. O Parque Elmar Arantes Cabral integra o projeto e, além dele, toda infraestrutura como rede de água, esgoto e iluminação será construída pelo grupo empreendedor e será doada ao poder público.

Fotos: Cristiano Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário