sexta-feira, setembro 19, 2014

Viva o Dia da Árvore

Trabalhadores que trabalham sob o sol refletem sobre o quanto uma
árvore pode fazer a diferença em seu dia a dia




A primavera é de todas as estações a mais repleta de flores. Ela chega para inaugurar uma beleza ímpar com a reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. Propositalmente e imerso a esse colorido próprio da estação, o Brasil comemora o dia da Árvore, neste domingo dia 21 de setembro. A data comemorativa serve para explicar à população a importância de se preservar esse ícone da natureza. As árvores mantem a qualidade do ar, podem evitar a erosão do solo, em dias secos influenciam na umidificação do ar... Enfim, ajudam a produzir oxigênio, que nos mantem vivos.
Essa data está relacionada à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore. Passados 30 anos veio à consolidação dessa comemoração, no país e os cuidados com a arborização passaram a se multiplicar. A Loft Construtora e Incorporadora, por exemplo, dá o exemplo de que é possível incluir as árvores em seus projetos.
No Residencial Ecovillaggio Castelo Branco, empreendimento em construção na região noroeste de Goiânia, as árvores frondosas e centenárias de um antigo clube existente no local foram mantidas intactas aos elementos modernos da arquitetura.  Cerca de 10 mangueiras servirão no futuro para melhorar a qualidade de vida, dos que habitarão o residencial. O empreendimento terá 3 torres, que totalizarão 488 apartamentos.
Enquanto os moradores não chegam ao local, quem vive por ali cotidianamente são os 70 operários. Uns já até provaram no início do ano o doce sabor das mangas. Não é o caso do porteiro
José Maria Netto, que foi contratado para vigiar os que entram e os que saem da obra. Satisfeito com o novo emprego e as mangueiras são para ele um ponto de refúgio, após o almoço. Além de saborear a sombra nesses dias de tanto calor, elas servem para refrescar na memória momentos da infância vivida em Rubiataba, interior de Goiás. Eram quintais e mais quintais repletos de brincadeiras, mangueiras e muita fartura de frutos apanhados nos próprios pés.
Segundo José Maria Netto cada vez mais as grandes cidades engolem as árvores. Por isso, fica todo satisfeito em saber que no futuro muitos também vão poder usufruir dessas mangueiras, que hoje seus olhos alcançam. “Eu sonho com um mundo melhor, com pessoas mais conscientes. Onde não exista derrubada de árvores”. De fala simples e sabedoria nítida, José tem certa adoração por manga. Afinal, quando se mudou para Goiânia em busca de melhoria de vida. Foi ela, essa fruta carnuda e adocicada, que serviu por vários e vários dias de almoço e jantar. “Pra mim ter árvore frutífera no quintal de casa é tudo de bom”.

Para essa data, dia 21 de setembro ele faz a seguinte reflexão: “se uma pessoa estiver em um local sem nenhuma árvore, ela pode até tomar um caminhão de água, que não vai aguentar. Árvore é vida!” Que muitos porteiros, como José Maria Netto se espalhem por aí e que muitas empresas como a Loft continuem valorizando o que há de mais rico, a natureza e as várias espécies de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário