terça-feira, fevereiro 24, 2015

Parque do Cerrado terá projeto colaborativo

Parceria público-privada foi estabelecida para a implantação do parque, cujo projeto arquitetônico será desenhado com ajuda da população. Workshop marcado para dia 24 de fevereiro dará início ao processo que acontecerá em Goiânia pela primeira vez



                Uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Fórum Goiano de Habitação (integrado pelas instituições do setor imobiliário Ademi, Secovi e Sinduscon), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Euroamérica Incorporações foi estabelecida para tirar o Parque do Cerrado do papel.
                Durante uma reunião, foi instituída a comissão organizadora do Workshop Parque do Cerrado ,  uma iniciativa que irá promover a implantação do maior parque de Goiânia, com área de 706 mil metros quadrados no bairro Park Lozandes, criado pela Lei n° 9.360/2013.
                O Workshop Parque do Cerrado será um evento para desenvolver seu projeto arquitetônico com participação popular. No dia 24 de fevereiro, às 18h, no Paço Municipal, será realizado o primeiro encontro para apresentar a proposta colaborativa à comunidade.
                Cerca de 70 representantes de associações de bairro, dirigentes de organizações e entidades ligadas a urbanismo e meio ambiente serão convidados para o evento. A proposta será apresentada pelo arquiteto gaúcho Guilherme Takeda, que virá a Goiânia especificamente com este propósito.
                Takeda assina projetos em 23 estados brasileiros. Ele é autor do método de construção coletiva do projeto e já o desenvolveu em outras cidades brasileiras. Em Goiânia, será a primeira vez que um parque será projetado desta forma.
                A iniciativa do projeto colaborativo partiu da Euroamérica Incorporações, que está desenvolvendo um empreendimento no entorno da área destinada ao Parque do Cerrado, o Europark Residencial - complexo residencial com cinco condomínios e com um parque privativo só para os moradores.
                “Temos um projeto de longo prazo para Goiânia e, por isso, acreditamos que o nosso papel é contribuir com o desenvolvimento da cidade, especialmente esta região, em que temos este grande lançamento”, diz Juan Zamora, presidente da empresa.

Vai ficar de fora?
                O goianiense, que tanto orgulha de seus parques,  tem um compromisso marcado para as 18h desta terça-feira (24 de fevereiro): participar da reunião de apresentação do Workshop do Parque do Cerrado que acontecerá no Paço Municipal e será aberta ao público. O assunto da pauta será o projeto do maior espaço verde da capital, o Parque do Cerrado, no bairro Park Lozandes, que contará com a participação da sociedade civil.
                Na reunião de terça, o renomado arquiteto e paisigista Guilherme Takeda, de Porto Alegre, apresentará a ideia pioneira em Goiânia que ele já desenvolveu em dez cidades brasileiras. Órgãos públicos, entidades representativas e toda a sociedade civil irão contribuir com ideias e desenhos, para a constituição da planta, que o profissional desenvolverá juntamente à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
                A metologia colaborativa é conhecida como Projeto Charrette. Leia mais sobre Projeto Charrete aqui. O Parque do Cerrado tem  área total é de 706 mil metros quadrados, o que equivale a de cinco Parques Flamboyant.

                Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário