sexta-feira, março 06, 2015

Elas são poderosas!

Mulheres que ocupam cargos de grande responsabilidade são exemplos a serem lembrados no Dia Internacional da Mulher

Miguelina Borges
            Engenheiras, executivas, atletas, jornalistas, advogadas, juízas, policiais, arquitetas, diretoras, gerentes, médicas, empresárias. No Dia Internacional da Mulher, celebrado domingo (8), comemora-se a luta das mulheres para conseguir seu espaço, e é inevitável lembrar de figuras batalhadoras que conquistaram o poder. Elas estão em todas as áreas e não se deixam intimidar por ambientes tidos como masculinos. Superando preconceitos e barreiras sociais procuram, sem medo, ser cada vez melhores no que fazem por meio de muito trabalho, estudo e esforço – e conseguem!
Alcançar o sucesso no mundo empresarial é um desafio que exige muita garra e trabalho duro. As mulheres que alcançaram posições de poder contam ter se dedicado muito para chegar onde estão hoje. A diretora coorporativa da Saga Malls, Miguelina Borges, diz ter descoberto ainda cedo que o estudo deveria ser sua principal ferramenta para atingir o sucesso. “Trabalho desde os 14 anos e percebi cedo que só através do conhecimento conseguiria alcançar meus objetivos, por isso fiz questão de sempre investir nisso”, afirma.
            Formada em direito, Miguelina teve a oportunidade de entrar no mundo corporativo em 1993, quando foi convidada para fazer parte da MB Engenharia.
Carolina Pajaro
Logo no início ela identificou um déficit educacional entre os funcionários da empresa, observando que a maioria não teve oportunidade de terminar os estudos. A partir da identificação dessa demanda, criou o programa Universidade Corporativa, que contemplava todos os níveis de funcionários, oferecendo desde alfabetização até cursos de MBA, tudo bancado pela empresa. “O desenvolvimento desse trabalho foi muito gratificante. Através dele foi possível oferecer aos funcionários o conhecimento, que é o agente responsável por quebrar o ciclo da estagnação, além de ser algo que ninguém irá tirar deles, permitindo que todos cresçam com a empresa”, conta a diretora, que implantou o programa também na Saga Malls, desenvolvedora de shopping centers em que atua como diretora há quatro anos.
            A gerente de marketing do Shopping Estação Goiânia, Carolina Pajaro, também sempre apostou nos estudos e especializações para atingir o sucesso. Formada em jornalismo, com apenas 29 anos já concluiu pós-graduação em comunicação corporativa, marketing e está fazendo uma terceira formação em gestão. Carolina foi convidada a assumir seu primeiro cargo como gerente com 24 anos, se destacando no mercado. “Acredito que se manter informado e reciclando os conhecimentos da sua área é uma base importante para se destacar no mercado”, afirma.
Ana Célia Carvalho
            Além de muita dedicação aos estudos, em grandes empresas o caminho para o poder também passa por muito trabalho. É o que diz a diretora financeira da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Ana Célia Carvalho. Desde 1990 na empresa, ela conta ter se dedicado muito, o que lhe deu oportunidade de ser promovida dentro da própria instituição. O espaço para as mulheres vem crescendo mas, com certeza, ainda é conseguindo com muita luta. Hoje, dos quatro diretores da empresa, ela é a única mulher e também a única com formação em administração, fazendo parte de todos os processos administrativos da EBM. “Me orgulho muito de ser a única mulher no quadro de diretores e sei que com muita determinação, dedicação, flexibilidade e organização, pude contribuir com a melhoria da gestão dos negócios da empresa”, afirma Ana Célia.
            Para alcançar e se manter em cargos de grande importância é preciso também motivação. A vontade de fazer a diferença e trabalhar por um objetivo maior contribui diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional. A diretora executiva da Junior Achievement Goiás, Marisa Brandão Martins, acredita que realizar um trabalho que condiz com os próprios valores é um dos caminhos para se esforçar sempre mais e conquistar o sucesso. “Fazer algo que nos deixa realizados é muito importante, nos motiva a procurar saber cada vez mais e assim, ganhamos autoconfiança, um componente essencial na trajetória profissional de qualquer um, especialmente, uma mulher”, comenta.
Marisa Brandão Martins
            A psicóloga de formação traçou uma carreira voltada para o desenvolvimento de pessoas, nas áreas empresarial e da educação. Atuou por muitos anos como consultora organizacional em várias empresas, implantando programas de mudanças comportamentais focados em qualidade. Sempre impulsionada pelo desafio de novos projetos no mercado local, foi diretora de uma franquia de informática educacional que procurava levar às escolas a possibilidade do ensino através da informática. Esse caminho a fez ser convidada para implementar e gerir a unidade em Goiás da associação internacional que leva programas de empreendedorismo às escolas, a Junior Achievement, onde está há 12 anos.
            Mulheres poderosas e de muito respeito que conquistaram o sucesso em suas áreas de atuação, sem descer do salto, servem de exemplo e inspiração para tantas outras que estão apenas no início de sua trajetória, buscando o sucesso profissional sem deixar de lado a feminilidade. A postura, atitude, profissionalismo, esforço, conhecimento e competência dessas profissionais são qualidades a serem admiradas e cada vez mais almejadas, para que cada vez mais mulheres sintam que também são capazes de se tornar poderosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário