O Extra lança seu
novo posicionamento de marca, que vai permear toda a comunicação da rede a
partir do dia 21 de agosto. A nova comunicação foi baseada em estudos de
comportamento de compra do consumidor da rede e acompanha a fase atual da
bandeira, que acaba de apresentar ao mercado um programa de reformulação de
suas lojas de hiper e supermercado, com novo layout e adequação de sortimento,
pricing e serviços.
“Para desenvolvimento e
criação desse novo posicionamento, foi feito um amplo estudo com clientes da
marca que envolveu 4 passos: entender as tendências do consumidor brasileiro;
como essas tendências se comportam no cenário do Extra e entender o público alvo
prioritário da marca para assim, pesquisá-lo em profundidade. Dessa forma,
alinhado ao novo momento da marca e considerando a opinião do nosso cliente,
criamos a campanha institucional”, diz Eandres Gomes, gerente de marketing do
Extra.
Nas pesquisas
internas realizadas, os pontos indicados como prioritários pelos clientes,
estão, além da força promocional da marca, a conveniência de localização das
lojas, o sortimento de mercearia e alimentos frescos, além do atendimento e
ambiente prático para compras, com boa comunicação dos produtos e preços. “A
pesquisa revelou, também, que o cliente quer otimizar o seu tempo em todos os
sentidos, inclusive nas compras. Sendo assim, queremos mostrar ao nosso cliente
todos os nossos diferenciais e mostrar a ele que a nossa loja tem tudo o que
ele necessita e prioriza”, destaca.
Como fruto desse
processo, a nova campanha institucional apresentará o novo slogan “Você Merece
um Extra”, e destacará em suas peças publicitárias todas as ações que a rede
faz para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente. Com criação da
Havas, o pacote publicitário inclui filme para TV aberta e fechada, além
de mídia impressa, online e ativação nas redes sociais. Os vídeos e peças
publicitárias vão traduzir as principais mudanças realizadas na operação da
rede, como layout de loja, destaque nas ofertas, além de uma maior oferta de
serviços de perecíveis, sempre acompanhados da frase “Você merece”, destacando
o verdadeiro motivo de toda essa reformulação: o cliente.
Nas fotos e filmes, a
atitude alegre e extrovertida que faz parte do DNA do Extra se manteve, mas com
um olhar novo e valorizando, além do momento das compras, o “algo a mais” que o
cliente merece: como um sorriso do atendente, momentos incríveis em família e
de descontração na própria loja.
Além do filme
institucional, toda a comunicação foi revista. A rede terá novo padrão de
folhetos, mais moderno, com exposição de produtos mais organizada e também nova
forma de precificar, que chama mais a atenção para os preços e condição de
pagamento. A forma de apresentar as ofertas na TV também será diferente, com um
visual mais limpo e de fácil entendimento para o cliente.
“O Extra está
passando por uma fase de atualização de suas lojas e a comunicação precisa
acompanhar esse processo. Com uma linguagem adequada, mostramos ao consumidor
todas as modificações que estamos fazendo para proporcionar uma experiência de
compra ainda melhor e que vai muito além de oferecer o preço mais barato”,
comenta Gomes. “Afinal, o cliente é o responsável por todas as ações que a rede
realiza e estamos fazendo tudo isso porque ele pediu, e ele merece”, completa o
gerente de marketing.
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