terça-feira, janeiro 29, 2013

Glacy Antunes escuta servidores da Cultura



      A Secretária Municipal de Cultura, Glacy Antunes, pianista, arte educadora e especialista em economia da cultura, começa a movimentar os bastidores da área cultural de Goiânia.  Ela pretende percorrer nas próximas semanas as unidades da Secult Goiânia para levantar in loco quais são as necessidades e possibilidades de cada trabalho desenvolvido, visando garantir eficiência e transparência ao setor.
         “Nos próximos quinze dias, vou visitar todos os departamentos e conversar com o maior número possível de funcionários. Ouvir muito e analisar demandas visando traçar um plano de ação efetivo”, explica Glacy Antunes.
          A Secult Goiânia é formada por departamentos e divisões que abrangem uma ampla rede de instituições e espaços, voltados às artes visuais, cênicas, música, dança, cinema, literatura, educação e cultura popular, em várias regiões de Goiânia.
          A longa lista inclui, entre outros, as bibliotecas Marietta Telles e Cora Coralina, uma na Praça Universitária e a outra em Campinas, o Museu de Arte de Goiânia e o Centro Livre de Artes, no Bosque dos Buritis, as Casas de Cultura, em vários bairros, o Grande Hotel - Centro de Referência e Memória (voltado ao Patrimônio Histórico material e imaterial de Goiânia, em especial ao legado dos pioneiros que iniciaram a construção da capital), a Sepac (Sala de Exposições do Palácio da Cultura, na Praça Cívica) e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no setor Central, onde estão localizados o teatro e o cinema municipais.
          A Estação Ferroviária é também responsabilidade da Cultura e sedia duas Bandas as quais, na opinião da nova Secretária, têm grande importância em eventos públicos e em processos educacionais.
          Grandes eventos, como Goiânia em Cena, o FestCine Goiânia, Canto de Ouro, Chorinho,  Encontro de Congadas e Folias de Reis, além do Projeto Prosa e Verso e o encontro de quadrilhas das festas juninas já estão sendo estudados. A classe artística será ouvida em cada linguagem, ou segmento, para possivelmente, serem redimensionados, observa Glacy Antunes.
           Na sede da Secretaria, no Setor Sul, onde estão instalados a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Conselho Municipal de Cultura, o Teatro de Bolso Cici Pinheiro e o Espaço Cultural Sílvio Bragato, as atividades também serão avaliadas.
           A pauta de trabalho da nova Secretária de Cultura inclui ainda a revisão das leis que gerem a Cultura e a inserção da Secult Goiânia no Sistema Nacional de Cultura. Houve repercussão positiva e ótima expectativa no meio cultural goianiense que expressa confiança na disposição, e lisura, de Glacy Antunes para traçar novos e criativos rumos, em uma gestão de alto nível, nos parâmetros determinados pelo prefeito Paulo Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário