quarta-feira, janeiro 30, 2013

Goiano comemora possível indicação ao Oscar


     O animador Ricardo de Podestá que dirigiu o curta-metragem Destimação concorre no Anima Mundi, no Rio e em São Paulo. O principal festival de animação do mundo vai indicar a peça vencedora ao prêmio máximo do cinema norte-americano. Diante disso, existe uma possibilidade, mesmo que distante, de o primeiro Oscar brasileiro ser de um goiano.
     Destimação é um dos dois filmes brasileiros a se classificarem para as mostras Generation Kplus e Generation 14Plus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa no dia 7de fevereiro. Os curtas-metragens, que concorrem ao Prêmio Urso de Cristal, serão avaliados por um júri de jovens com idades entre 11 e 14 anos. Foram selecionados 60 longas e curtas metragens de 36 países.
     Podestá é sócio-diretor do estúdio de animação e produtora audiovisual Mandra Filmes. De acordo com ele, esta conquista demonstra o amadurecimento da animação brasileira e o reconhecimento da área no exterior, um fato marcante para a animação do Estado. “Apesar de a animação brasileira ter alguns problemas que precisam ser resolvidos, como profissionalização e incentivo, a indicação só colabora para o crescimento do mercado.”
     Destimação já participou dos festivais de Brasília, Internacional de SãoPaulo e Anima Mundi. A obra foi produzida com recursos das leis municipais e estaduais de apoio à cultura e apresenta imagens com texturas carregadas, rabiscadas e com bastante contraste de luz. Os traços dos personagens são soltos e sem compromisso com as formas. Os produtores começaram a produzir o curta-metragem em 2010, mas tiveram que parar por falta de recursos.Terminaram de criá-lo no ano passado, por meio de duas leis de incentivo, a LeiMunicipal de Incentivo à Cultura e a Lei Goyazes.
     As mostras Generation Kplus e Generation 14Plus fazem parte da diversificada programação do Festival de Berlim, que neste ano inclui, entre outras, Mostra Oficial, Panorama, Fórum e Geração, destinada a crianças e adolescentes. De acordo com Podestá, participar da seleção oficial do festival, com apenas dois curtas brasileiros selecionados, é o reconhecimento da qualidade e da persistência do trabalho que a produtora Mandra Filmes realiza em Goiânia.
     O estúdio de animação goiano já produziu sete curtas de animação, um documentário sobre o cartunista goiano Britvs, um piloto para série de tevê em animação, bem como produções para publicidade, teatro, vídeos institucionais e curtas co-produzidos. Em 2011, a produtora recebeu o prêmio de melhor filme goiano do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), com o curta TamanduAbandeira.
     Destimação  é o encontro de um garotinho com um papagaio ranzinza em um apartamento sujo e escuro. O papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência melancólica do recinto. No desenrolar dos 13minutos da animação do goiano Ricardo de Podestá, estão entrelaçadas questões como o tráfico de animais, os queridos bichinhos de estimação e a solidão das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. “Com cenários bem rabiscados,utilizamos texturas pesadas e cores sujas.O curta foi todo produzido em computação gráfica, exceto pelos concepts dos cenários e personagens. Tem imagens com texturas bem carregadas e rabiscadas com contraste de luz, e os traços dos personagens são soltos e sem compromissos com as formas. As personalidades dos protagonistas também contrastam”, diz Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário