quinta-feira, novembro 14, 2013

Toctao realiza ação no Dia Mundial do Combate ao Diabetes

No dia 14 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Diabetes, cerca de 170 trabalhadores da construção civil participaram do Dia Azul, realizado pela primeira vez em um canteiro obra, para alertar os trabalhadores sobre a importância da prevenção a esta doença silenciosa

A realização da ação Dia Azul em um canteiro de obras é uma iniciativa inédita do Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes (IAPD) que, há seis anos, promove ações similares em parques e praças públicas de Goiânia. A iniciativa beneficiou aproximadamente 170 colaboradores da obra do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, em execução pela Toctao Engenharia no município de Trindade.  
Palestra educativa com nutricionistas, testes de glicemia e outras orientações fizeram parte da programação. Os profissionais de saúde esclareceram dúvidas sobre a doença, desfazendo o mito de que ela só ocorre por ingestão demasiada de açúcar e ensinaram medidas de prevenção. Os participantes puderam ainda fazer medição de glicemia e pressão. Quem recebeu diagnóstico positivo, recebeu orientações sobre os cuidados necessários. Familiares e portadores da doença estiveram presentes para compartilhar suas experiências.
“Neste ano, optamos por concentrar nossos esforços no trabalhador que, muitas vezes, dedica-se em tempo integral a suas atividades e não tem tempo de ir fazer um exame preventivo. No caso dos trabalhadores da construção civil, muitos ainda não têm a alimentação balanceada como um hábito”, disse uma das organizadoras da ação, a jornalista Talvane Garcia.

De acordo com uma pesquisa divulgada em outubro deste ano pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os brasileiros não reconhecem medidas de prevenção para prevenir o diabetes tipo 2, como cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos ou parar de fumar. A maioria dos pesquisados acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença, o que para a SBD é um mito. Outros vilões, como cigarro e a obesidade também provocam a doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário