sexta-feira, agosto 29, 2014

Bon Odori - 12ª Edição do Festival da Comunidade Japonesa em Goiânia


A abertura do Bon Odori, da comunidade japonesa em Goiânia, à participação da população em geral completa doze anos em 2014. Internamente, a cerimônia ocorria aqui desde os primórdios da instalação da comunidade da cidade no final da década de 40. Consolidado no calendário festivo da capital, o Festival animou o Clube KaiKan neste final do mês de agosto.
A organização foi da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, que realizou a 12ª edição da festa Bon Odori com muita dança, música, artes e culinária japonesas. 
Neste ano, além das tradicionais apresentações que já se tornaram marca registrada do evento, ocorreu também a apresentação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada.
            O momento de destaque do festival aconteceu com as danças japonesas, no qual todos convidados podem dançar as tradicionais músicas utilizando seus adereços, e também pelo Matsuri Dance que animou o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos.


Preparação
         O altar com frutas da estação, os quimonos novos e o taikô foram meticulosamente preparados para receber o público, estimado de 8 mil pessoas, nos dois dias de festival. A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam. 
         Para os goianienses, o festival é sempre uma oportunidade de conhecer melhor alguns costumes da cultura que se desenvolve há milênios do outro lado do mundo.
         Durante o evento, foi possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, o visitante ainda conferiu exposições de produtos das artes nipônicas. Entre ele, o shodô, a caligrafia originaria do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário