segunda-feira, junho 13, 2016

Boulangerie de France apresenta receita de Sopa de Cebola Francesa

Iguaria une aroma, sabor e benefícios para a saúde



            Para quem aprecia o savoir-vivre francês uma dica é a sopa de cebola. Especialidade tradicional da culinária da França, o prato data do século 18, e é uma das iguarias mais famosas e apreciadas do mundo, sendo uma ótima pedida para dias e noites mais fresquinhos. A opção pode ser servida como entrada ou prato principal.
            A receita consiste em fritar em azeite de oliva rodelas muito finas de cebola, até caramelizar. Em seguida, acrescenta-se caldo de carne e farinha de trigo, cozinhando tudo até obter uma base cremosa. Quando a sopa está pronta, cobre-se com fatias de pão e queijo gruvere ralado para gratinar, dando aroma e corpo ao prato final.
            Com sabor rico e textura macia, o prato traz importantes benefícios para a saúde. Isso porque a cebola, base da receita, é um alimento capaz de auxiliar no funcionamento dos rins, no tratamento de doenças do fígado e vesícula biliar e na eliminação de gases. Além de atuar diretamente no estímulo da atividade gástrica, contribui para o tratamento do diabetes, desintoxicação do organismo, na produção do bom colesterol (HDL) sendo também fonte de vitamina C.
            Especialistas em gastronomia apontam que além da cebola, um dos ingredientes que deixam o prato ainda mais saboroso é o pão. Com um cardápio consolidado, a Boulangerie de France, que aposta na cultura francesa e nas delícias parisienses, indica o pão italiano.
            Com miolo macio e aerado, o pão italiano tem sabor levemente ácido e traz casca mais firme que os demais, resultante de seu longo processo de fermentação. "Para esta sopa, o pão italiano é ideal porque fica crocante por fora e mantém a consistência suave mesmo depois de ser gratinado", complementa Cristina Quinan, idealizadora da Boulangerie de France.
            Confira a receita:

Sopa de Cebola Francesa

Ingredientes
5 unidades de cebola fatiada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
8 xícaras de caldo de carne ou caldo de galinha
1/2 xícara de vinho madeira ou vinho do porto sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras de queijo gruyere
Fatias de pão.

Modo de preparo
 1 - Pique as cebolas em meia lua
2 - Em uma panela quente, junte o azeite e as cebolas. Misture e feche a panela.
3 - Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos
4 - Retire a tampa, aumente o fogo, junte o sal, açúcar e frite as cebolas por 30 minutos ou até elas atingirem um tom dourado escuro. Mexendo sempre
5 - Junte a farinha e cozinhe por 3 minutos
6 - Adicione o caldo, o vinho, pimenta do reino e mexa
7 - Cozinhe por 30 minutos
8 - Acerte o sal
9 - Coloque a sopa em potes de cerâmica, cubra com as fatias de pão e o queijo e asse por 20 minutos em forno alto.

*Fonte: Gourmet a Dois


Nenhum comentário:

Postar um comentário