terça-feira, fevereiro 21, 2017

Áreas de atuação promissoras para 2017



            O atual cenário econômico e político do Brasil tem influenciado diretamente nas decisões profissionais das pessoas. E para quem pretende iniciar este ano sincronizado com as tendências de mercado, a professora do MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores, e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan, listou seis áreas de atuação promissoras que devem ganhar visibilidade em 2017. Confira:

- TI (Tecnologia da Informação)
            A área de TI está crescendo devido ao avanço da internet, da segurança dos bancos de dados, do desenvolvimento de plataformas em web, de aplicativos, entre outros. O fato é que o mundo está em constante modernização e a área de TI é responsável por tudo isso: desde o suporte até o desenvolvimento de aplicativos para smartphone, que, inclusive, é considerado uma tendência no mercado atual.  

- Comércio Virtual
            Cada vez mais empresas de diversos segmento têm investido em comércio virtual, justamente por ser um campo muito promissor. No entanto, vender virtualmente não é a mesma coisa que vender pessoalmente. Por isso, é muito importante saber transformar o site em algo interessante e que, ao mesmo tempo, seja rápido e seguro para atrair o consumidor via internet.

- Contabilidade | Finanças
            Mesmo com a economia abalada pela crise, as áreas de contabilidade e finanças em 2017 serão determinantes para fiscalizar os gastos, reduzir os tributos e ficar atentos aos orçamentos, com o objetivo de alcançar um fluxo melhor de dinheiro e manter a empresa funcionando com mais eficiência. Porém, o SPED e as novas regulamentações do governo vão exigir muito dos profissionais dessa área. 

- Suprimentos e Logística
            A área de suprimentos e logística também é considerada promissora. Ela é essencial para as empresas desenvolverem um perfil de compradores mais adequado e negociar preços e formas de pagamento mais assertivas. Já a logística é responsável por reduzir custos com os transportes de mercadoria e fazer o uso racional da malha, seja viária, aeroportuária ou ferrovia.

- Inteligência de mercado
            As empresas precisam controlar melhor todas as suas áreas, ou seja, ter um sistema para tomada de decisão interligado, ter uma pessoa com visão de mercado que possa prospectar o futuro e convergir todas as informações para gerar relatórios mais sólidos. A área de inteligência de mercado necessita de uma pessoa que conheça todos os movimentos internos e setores da empresa, como elas convergem e, sem dúvida, ter um olhar apurado sobre as novidades, por isso ela se torna ainda mais importante em um momento de instabilidade de mercado.

- Desenvolvimento de pessoas
            Para fazer tudo que já foi listado com eficiência é preciso que os colaboradores estejam cada vez mais atualizados e preparados. Por isso se torna fundamental criar uma área de desenvolvimento de pessoas e treinamento bem consolidada, que possa dar a todos os colaboradores recursos para superar os desafios e atingir as metas das empresas. A área de treinamento é outro campo que vai crescer muito em 2017. E o principal motivo desse crescimento é a redução de contratação de novas pessoas, pois a ideia das empresas é manter e aprimorar os conhecimentos dos próprios colaboradores, a partir do desenvolvimento pessoal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário