sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Nutricionista dá dicas para curtir o Carnaval de maneira saudável

Segundo Maíra Azevedo, é possível curtir o período de festas
tomando alguns cuidados com a alimentação para
garantir energia e saúde de sobra para aproveitar a folia.
  



            Seja em blocos de rua ou aproveitando o feriado para viajar e desfrutar da companhia da família, o período de Carnaval normalmente é marcado por excessos. Exposição ao sol, curto período de sono, alta ingestão de bebidas alcóolicas e alimentação desregrada são comuns ao longo dos dias, mas é preciso ter alguns cuidados para que a diversão não comprometa a saúde dos foliões. A nutricionista clínica e esportiva, Maíra Azevedo, dá dicas simples que podem ajudar a amenizar os efeitos dos exageros.
            De acordo com a nutricionista, mesmo na viagem é possível ter opções mais saudáveis. “O café da manhã deve ser equilibrado contendo frutas, pães integrais, castanhas, ovos, aveia, leite ou iogurte. No almoço vale escolher alimentos que contenham carboidratos de boa qualidade como mandioca, batata doce, proteínas como carnes, ovos, verduras, folhas e gorduras boas como azeite. Já no período do jantar, é indicado uma refeição mais leve como, por exemplo, omelete com vegetais, carne com mandioca e salada”, afirma Maíra. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, não existe horário menos prejudicial, por isso é necessário ter moderação durante o feriado. “Uma estratégia é intercalar o álcool com água para minimizar os efeitos da ressaca, pois a bebida desidrata o organismo com sua ação diurética. É indicado beber de dois a três litros de água por dia e apostar também em sucos que contenham gengibre já que ele combate a náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo”, sugere a nutricionista.


            Após os dias de folia, o consumo de água de coco pode ser uma opção natural e eficaz para repor líquidos e sais minerais perdidos e o suco de laranja com couve, limão e gengibre ajuda a desintoxicar o fígado. De maneira geral, os principais cuidados são:
- Beber muito líquido, de preferência água ou suco sem açúcar
- Comer a cada três horas e ingerir pequenas porções em várias refeições diárias
- Dar preferência a frutas desidratadas e castanhas e evitar carnes e lanches gordurosos
- Não comer em lugares sem higiene adequada
- Se for beber álcool, intercalar água ou suco de fruta entre um gole e outro

- Dormir bastante e evitar emendar um dia no outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário