sexta-feira, dezembro 16, 2011

Prefeitura inaugura 1,8 mil casas do Minha Casa Minha Vida

Um dos maiores empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, será inaugurado neste sábado, 17, a partir das 8 horas, pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Smhab). O condomínio habitacional Jardins do Cerrado VII, na região sudoeste da capital, conta com 1,8 mil casas e o mesmo número de famílias começam a ser transferidas já no dia 17 de dezembro e as transferências seguirão até o dia 31 de janeiro.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, os secretários municipais Paulo Borges, da Smhab, Neyde Aparecida, da Educação, Elias Rassi, da Saúde, e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Marise Fernandes de Araújo, farão também a inauguração do posto de saúde, centro municipal de educação infantil (Cmei) e da Escola Municipal Jardins do Cerrado VI, localizados no mesmo empreendimento.

As famílias beneficiadas com moradia popular passaram por um rigoroso processo de seleção que, dentre outros, filtrou pessoas com renda de até três salários mínimos, residentes em Goiânia há mais de três anos e que não possuem imóveis. Os novos moradores do condomínio habitacional pagarão mensalmente o equivalente a 10% da renda familiar por um período de 10 anos. Os selecionados vão morar em casas sobrepostas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

De acordo com a Smhab cerca de 300 famílias serão transferidas diariamente para o empreendimento dotado de completa infraestrutura, como rede de esgoto, água tratada, asfalto, energia, escola, posto de saúde, Cmei  e centro de capacitação profissional.

Uma estrutura especial foi montada na entrada do condomínio Jardins do Cerrado VII para receber milhares de famílias que participarão do evento que terá a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, da dupla de humor Vira e Mexe e várias atrações para o público infantil.
 
Um novo Lar
A equipe de projetos da Secretaria Municipal de Habitação,  liderada pela arquiteta Haline Jordão, decorou uma casa no residencial, para servir de modelo aos moradores que habitarão o empreendimento. A casa está decorada com móveis de preços acessíveis para que seja possível a essas pessoas mobiliarem suas residências tendo por base este lar. "É possível morar bem, em um lugar bonito, com móveis de preço baixo", acredita Paulo Borges.

Programa
O Minha Casa Minha Vida entrou em vigor em Goiânia quando o então prefeito Iris Rezende assinou um termo que viabilizaria a construção de casas destinadas a famílias com renda de zero a três salários mínimos. Em maio de 2009, a Smhab recebeu cerca de 88 mil pessoas interessadas em uma unidade habitacional. Desde então, os cadastros passaram por um processo de digitalização e cerca de 20 mil famílias já compareceram no órgão da Prefeitura para o preenchimento de ficha socioeconômica que selecionou os primeiros nomes contemplados.

A Prefeitura de Goiânia já deu início à construção de novas casas e em breve mais famílias receberão moradias. A Smhab espera que até abril de 2012 todos os inscritos no programa já tenham preenchido a ficha socioeconômica.

Serviço
Assunto: Prefeitura inaugura 1,8 mil casas do Minha Casa Minha Vida
Local: Jardins do Cerrado VII (saída para Trindade)
Horário: 8h
Data: 17 de dezembro (sábado)
Mais informações: 62- 85994074 - Thiago Vieira - Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Habitação


Autor: Thiago Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário