segunda-feira, outubro 15, 2012

I workshop Goiano de Carne Suína


Por Márcia Sahb

O Chef André Rabelo
A associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Goiás), em parceria com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), promoveu no último dia 20 de setembro o I Workshop Goiano de Carne Suína – Do Campo à Mesa, sua Melhor Opção em Sabor e Saúde. Primeiro evento do festival Bar em Bar 2012, o workshop contou com a presença de chefs de gastronomia, nutricionistas, criadores de suínos e empresários do setor de alimentação fora do lar, no auditório da SGPA.
Durante todo o dia, os participantes conferiram uma programação com atividades variadas, que incluem desde dicas saudáveis no manejo da carne suína e curso ensinando os diversos cortes da carne. A gestora executiva da Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS), Anny Almeida, ministrou excelente palestra com o tema “A Evolução da Produção de Suínos no Brasil” e a oficina Pratos Especiais de Carne suína na Culinária de Hotéis e restaurantes, com o chef do Lunna Restaurante, de Brasília (DF), André Rabelo, foi bastante  prestigiada.
A palestra Carne Suína, parceira do cardápio saudável, com nutricionista consultora da ABCS, Thaliane Dias conseguiu quebrar alguns mitos e verdades sobre a carne. E o curso prático e Demonstrativo de Cortes Suínos, pelo mestre açougueiro e consultor em cortes de carnes, Daniel Furtado, mostrou aos presentes o manejo e as várias formas de prepará-la.
O presidente da Abrasel Goiás, Rafael Campos Carvalho vê na iniciativa uma oportunidade de romper os preconceitos dos consumidores quanto à carne suína e aumentar os investimentos no setor. “Mesmo sendo o 4º maior produtor de carne suína do mundo, o consumo diário no Brasil ainda é pouco, se comparando com outros países, pois as pessoas ainda desconhecem o valor nutritivo da carne e as possibilidades de utilização dos variados cortes”, afirma.
As palestrantes Thaliane Dias e Anny Almeida
Segundo a gestora Anny Almeida, além do aumento dos investimentos no setor o Brasil precisa estar preparado para receber os estrangeiros com o evento da copa do mundo se aproximando, pois eles consomem a carne suína como primeira opção. A idéia é preparar os profissionais da rede hoteleira, restaurantes, chefs de gastronomia, nutricionistas, criadores de suínos entre outros, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário