terça-feira, fevereiro 26, 2013

Dança UFG promove o cortejo Maracatu Nação Misturada



O curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Goiás (UFG), promove nesta quarta-feira (27 de fevereiro), a partir das18h, na Praça Universitária, um cortejo de Maracatu Nação.
A iniciativa surge dentro da disciplina Fundamentos Técnicos em Danças Populares Brasileiras, ministrada pela Profa. Dra. Renata de Lima, em que os estudantes do segundo período do curso de Dança entram em contato com manifestações da cultura popular brasileira.
A ideia de ocupar o espaço público para mostrar a pesquisa e produção dos alunos é um dos objetivos da disciplina, que no ano letivo de 2011 apresentou o auto do Bumba meu Boi, no mesmo local.
O cortejo do bloco Maracatu Nação Misturada, nome escolhido pelos alunos do curso, conta com a importante participação de músicos da cidade como Flávio Borges do Baque Cerrado, Diego Amaral, Noel Carvalho e Vinicius Bolivar, do Coletivo 22, entres outros. 
Maracatu Nação Misturada
O Maracatu Nação é uma dança dramática pernambucana que gira em torno de um cortejo real. Além do Rei e da Rainha, figuras centrais no cortejo, a brincadeira conta com a presença de outros personagens, como o porta-estandarte, as damas do paço, as baianas, caboclo de pena, etc. 
A forte e expressiva musicalidade do maracatu é feita com as loas (canto) e instrumentos percussivos como alfaias, caixas, gonguê e abês. 
A intervenção não tem o intuito de reproduzir o maracatu pernambucano, tal como se pode ver nos tradições blocos recifenses do Estrela Brilhante ou Leão Coroado, o interesse “é pensar e exercitar a cultura popular como mola propulsora da produção artística contemporânea, dialogando tradição e criação”, destaca a Profa. Dra. Renata de Lima.




Maracatu Nação Misturada
Dia: quarta-feira (27/02/2013)
Local: Praça Universitária (concentração em frente à Biblioteca)
Horário: a partir das18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário