sexta-feira, junho 07, 2013

Unindo o útil ao agradável

O que era belo aos olhos agora torna-se também saboroso ao paladar. Aumentam os jardins compostos por plantas e árvores frutíferas no lugar das plantas ornamentais.  Essa é a proposta do paisagismo funcional, unindo utilidade, preservação e harmonia estética
Já pensou em transformar um terreno baldio em um ambiente de convivência dos sonhos de qualquer família sem desmatar nenhuma das árvores originais? É essa a dica para este Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 5 de junho. Um exemplo da aplicação deste conceito foi executado pela Loft Construtora ao recriar o conceito de quintal em seu novo empreendimento imobiliário, o Residencial Ecovillaggio Castelo Branco, e manteve mangueiras e jabuticabeiras que estão no terreno há mais de 50 anos integrando-as na área de lazer.
O projeto, de autoria da paisagista Marcia Simonsen, prevê ainda o plantio de pés de limão, laranja, romã, pitanga, acerola, chuva de ouro, flamboyant de jardim e resedá. Além disso, também haverá a criação de uma horta com folhas verdes como alfaces, rúculas, agrião e condimentos como salsinha, cebolinha, manjericão e coento. “Todo o ambiente trará pássaros e outros animais pequenos - uma experiência de qualidade de vida única para quem mora numa capital como Goiânia”, comentou a paisagista.
Ela explica que o projeto é um exemplo onde foi aplicado do paisagismo funcional, um conceito que cria ambientes inspirados em ecossistemas naturais, utilizando de plantas funcionais e ornamentais para beneficiar o terreno e a fauna local. “Além da importância estética o paisagismo funcional é ecologicamente sustentável. Cada elemento inserido proporciona funcionalidade, ou seja, são realmente úteis: plantas medicinais, condimentos, frutos e verduras são integrados ao jardim de forma ornamental, em cercas vivas, maciços com formas sinuosas, jardins suspensos, etc”, explica.
Como benefício, os moradores terão plantas de mais fácil manutenção: são mais resistentes ao clima, mais adaptadas ao solo e por isso exigem um manejo menor e geram menos custos com implantação e insumos. O paisagismo será completado com casa da árvore, córrego d’água com roda d’água que irão imprimir uma atmosfera natural ao clube de lazer do empreendimento com piscina adulto com borda infinita e cascatas, piscina infantil, playground, sauna, quiosques diversos com churrasqueira, espaço fitness e outros equipamentos.

Outro destaque do projeto, é que diferentemente das técnica utilizada para construção áreas de lazer em diversos condomínios, o Ecovillaggio Castelo Branco terá seu jardim e área de lazer em solo original, ou seja,  não terá o seu jardim construído sobre laje do subsolo. Além disso, todo o espaço ocupará ⅓ do terreno total do empreendimento, contribuindo assim pela manutenção da permeabilidade do solo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário