sexta-feira, junho 07, 2013

Wabi Sabi inspira nova coleção Via Condotti

Explorando o conceito japonês, os ambientes da loja revelam a beleza presente na rusticidade e marcas temporais das peças, revelando histórias e memórias reaproveitando o que a natureza oferece

Ambiente de Jader Almeida
Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento de inauguração da coleção 2013 da Via Condotti, no Setor Marista. Os convidados puderam conhecer mais sobre o conceito japonês wabi sabi que foi inspiração de Clarissa Schneider para compor os novos ambientes, consultora de estilo da loja há cinco
anos e que vem antecipando na Via Condotti as tendências para o segmento no mundo. A jornalista e o arquiteto e designer catarinense Jader Almeida, que tem espaço nobre na mostra de 1600 m², estavam presentes no evento para prestigiar o lançamento e participar de bate-papo com os profissionais da área.
O momento foi descontraído e inspirador, proporcionando trocas de experiência dos profissionais com os convidados. Quem ficou até o final não se arrependeu, pois além de aproveitar o evento, saiu de lá com mais conhecimento e informações sobre criação, composição e mercado. Clarissa reforçou que a nova coleção tem o objetivo de despertar sentidos, com cheiros, formas ou texturas, remetendo ao que a natureza tem de mais verdadeiro e singelo. Jader expressou suas opiniões e visões sobre o design e decoração de forma geral. O buffet inspirado na culinária peruana traduziu a simplicidade e verdade intencionadas pelo wabi sabi.

Wabi Sabi
Ambiente de Clarissa Schneider
Surgido por volta do século XV no Japão, o wabi sabi é um jeito de “ver” as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade. Essa visão de mundo justifica que o que é natural também carrega beleza em si. Na contramão da estética grega, que buscava a perfeição em todos os detalhes, o conceito de estética presente no wabi sabi exalta, justamente, a aceitação da transitoriedade e da honestidade empregada nos materiais rústicos.

Nova coleção Via Condotti

Traços retos e com a madeira a mostra, com quase nenhum acabamento. Tons pastéis e um pouco de azul estão nos revestimentos dos mobiliários, sofás e até tapetes. Materiais rústicos como o linho, lã, junco, juta, materiais naturais com tramas e texturas que remetem ao conforto e à  natureza. Os adornos trazem a personalidade de cada cliente, remete a memórias de família e ao aconchego. Os móveis apresentam vários e compartilhados usos. Uma mesa de jantar que também é de trabalho, uma estante gigante que abriga coleções, biblioteca e até um jardim vertical. É a tendência de trazer para cada ambiente múltiplas utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário