quarta-feira, dezembro 10, 2014

Consciente Construtora apresenta balaço social

Atitudes voltadas à comunidade, fornecedores e aos colaboradores através de ações de meio ambiente, educação, cultura e saúde foram apresentados no encontro. Os investimentos cresceram 132% em 2012 e 2013.



                Para apresentar suas ações de responsabilidade social, a Consciente Construtora e Incorporadora lançou seu 2º Balanço Social, um livro de 100 páginas com os resultados de atividades em 2012 e 2013, que foi apresentado à imprensa na última quarta-feira (3/12). O levantamento, realizado com base nos critérios de mensuração do Instituto Ethos mostrou que, a performance de responsabilidade social da empresa teve um crescimento de 132% em relação ao Balanço anterior.
                Se as empresas do passado estavam focadas unicamente em sua atividade-fim, as empresas do presente ampliam sua atenção para todo o contexto da sociedade. Isto porque entendem que a perenidade de seu negócio está diretamente ligada ao seus colaboradores, parceiros e comunidade. A mudança de visão se deve ao conceito de responsabilidade social que, a cada dia, está mais presente no meio corporativo.
                Levantamento em âmbito nacional realizado pelo instituto FSB Pesquisa registra um panorama da responsabilidade social na construção civil. No ano de 2011, o estudo mostra que 58% das construtoras desempenhavam alguma ação social ou de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O estudo ouviu 202 construtoras, em 12 Regiões Metropolitanas do Brasil, oito delas em Goiânia. As principais iniciativas estavam ligadas ao meio ambiente (38%), a saúde dos colaboradores (35%) e capacitação da equipe (35%).
                Com 32 anos de história, a Consciente Construtora e Incorporadora estruturou seu setor de responsabilidade social na empresa em 2008 e, a partir de então, passou a desenvolver projetos voltados aos colaboradores, parceiros e a comunidade. O presidente da empresa, Ilézio Inácio Ferreira, explica que, neste momento, aconteceu uma ruptura, dentro da empresa, no entendimento entre os conceitos de filantropia e de responsabilidade social. “A filantropia é uma caridade. Já a responsabilidade social é um investimento que traz retorno e que não deve ser confundido com filantropia”, diz.
                Para Ilézio, investir em ações de responsabilidade social tornou-se imprescindível porque é
preciso cuidar da sociedade que irá retroalimentar o negócio. “Nós entendemos que essas ações promovem um ganha-ganha. Se cuidamos, por exemplo, de nosso colaborador, sua resposta provavelmente será a motivação no trabalho e a fidelização; se cuidamos de nossas praças e parques, o bairro fica mais agradável, a população ganha um espaço de lazer e os imóveis do entorno ganham em valorização”, ressalta.
                Para apresentar suas ações de responsabilidade social, a empresa lança seu 2º Balanço Social, um livro de 100 páginas com os resultados de atividades em 2012 e 2013, que será apresentado à imprensa nesta quarta-feira (3/12). O levantamento, realizado com base nos critérios de mensuração do Instituto Ethos mostra que, a performance de responsabilidade social da Consciente Construtora teve um crescimento de 132% em relação ao Balanço anterior.
                Para melhor beneficiar os empregados, a Consciente realizou em 2012 um diagnóstico de Clima Organizacional, que permitiu ouvir solicitações e identificar pontos para melhorias.  Em 2013 vieram os resultados. A área mais contemplada foi a saúde, que recebeu 40% dos investimentos sociais da empresa.

             

Conheça as principais ações desenvolvidas:

Saúde
                Diversas campanhas são realizadas dentro das obras como a visita do trailer odontológico, que promove tratamento nos colaboradores durante o turno de trabalho, ginástica laboral e academia instalada dentro das obras. A ação mais recente foi a campanha do óculos, que envolveu a consulta dentro da obra e também o subsídio, por parte da construtora, da compra dos óculos. Na sede administrativa, que era uma antiga residência, uma academia também foi instalada, aproveitando inclusive a piscina do local. Ao invés de pegarem o trânsito no horário do rush, muitos optam por fazer atividade física enquanto esperam o horário do rush passar.

Meio Ambiente
                A Consciente Construtora investiu R$ 500 mil na reestruturação da Praça Consciente, localizada na T-27, esquina com a T-50, no Setor Marista, onde desenvolveu todo espaço com base em critérios de sustentabilidade, inaugurada e cedida a população em 2012. Pela iniciativa, o grupo já recebeu duas premiações, são elas: Prêmio Crea e Prêmio TOP Imobiliário.
Também desenvolveu o Projeto Calçada Consciente, que recebeu menção honrosa da Organização das Nações Unidas. Inovadora e sustentável, a calçada é construída com conceitos de arborização, acessibilidade e sustentabilidade, com materiais que permitem a permeabidade da água no solo. Atualmente está presente no entorno de seus empreendimentos.

Envolvimento com a comunidade
                Com objetivo de atrair a população para a Praça Consciente, e assim difundir o conceito de
sustentabilidade, neste ano, a Consciente Construtora desenvolveu no local o Circuito Arte Consciente, com apresentações artísticas. Também aconteceram no local aulas de meio ambiente e cidadania com as escolas da vizinhança. O Circuito Arte Consciente recebeu este ano o Prêmio Top Imobiliário em Responsabilidade Social.

Escola nas obras
                A empresa mantém uma escola em duas de suas obras, em parceria com o Sesi, para promover a escolarização de seus colaboradores - da alfabetização ao Ensino Médio. Além de proporcionar a cidadania e a independência, o investimento retorna na qualificação dos funcionários, que passam inclusive a estar mais aptos a galgar funções de trabalho mais especializadas.

Plano de cargos e salários
                Com intuito de valorizar os colaboradores, a empresa promoveu reavaliação dos planos de carreira, o que culminou em aumento de quase 50% na folha de pagamentos. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013 a folha salarial cresceu 40,45%. Esse investimento na satisfação dos funcionários também refletiu na folha de benefícios, que teve um aumento de 35% no mesmo período. Com rotatividade abaixo das médias estaduais e nacionais, a Consciente busca contornar desentendimentos para manter os colaboradores. Enquanto o Brasil apresenta índices de rotatividade de 6,53%, e Goiás tem o índice de  7,82%,  a construtora possui rotatividade de 4,21% em relação aos seus 825 empregados. O número é uma redução de quase 25% em comparação ao ano de 2012.

Mulheres na obra

                Outro dado importante é que, apesar das características do setor de construção civil, onde se observa um número expressivo de pessoas do gênero masculino, a empresa conta com a força de trabalho das mulheres, não só em cargos administrativos, mas também em canteiros de obras. Somente neste último ambiente, foram criados 16 novos postos de emprego para o gênero, o que representa um crescimento de 22,5% em 2013 em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário