quinta-feira, janeiro 29, 2015

Está aberta a temporada de mudança de casa


Nos três primeiros meses do ano, acontece a maior movimentação
de pessoas em busca de uma nova residência



                Janeiro, fevereiro e março continuam sendo o período mais escolhido pelo público para mudar de endereço e, com isso, tem movimentado o mercado de locação. Profissionais e estudantes de fora, além de famílias goianas em busca de um novo endereço estão entre os que mais procuram imóveis nesta época. Na URBS Imobiliária, umas das maiores do País, as locações residenciais crescem  entre 15 e 20%, se comparado aos demais meses do ano.
                Dados do departamento de locação da URBS apontam que, em 2014, a média de locação foi de 56 imóveis por mês. Os números são maiores nos primeiros meses do ano, quando a média chegou a 65 locações em cada mês. Em 2013, a curva foi similar, com uma média anual de 54,9 locações, sendo que nos três primeiros meses subiu para  64,3.Somente em janeiro, fevereiro e março, a média de locação é de 65 imóveis. “Neste ano, seguimos no mesmo ritmo e já sentimos uma maior movimentação de clientes à procura de chaves para visitar o imóvel, por vistoria de fechamento de negócio e outros procedimentos”, afirma o gerente de aluguéis da imobiliária, Geraldo Rodrigues.
                Para o especialista, o início do ano continua sendo um período tradicional de mudança em virtude de se começarem também novos ciclos de vida nesta época. “É o momento em que muitas famílias escolhem a escola dos filhos e, então, mudam de endereço para facilitar sua rotina”, exemplifica. Geraldo lembra que este é o período que antecede o início das aulas nas faculdades, que atraem muitos estudantes do interior. “Além disso, muita gente chega à Goiânia nessa época, por causa das transferências no trabalho, um movimento cada vez mais comum em nossa capital”, disse.  Segundo o IBGE, Goiás é um dos Estados com maior número de migrantes em números absolutos, ficando atrás somente de São Paulo.
                Em Goiânia, os setores que são mais procurados ainda são os tradicionais: Oeste, Bueno e Marista. Mas hoje tem uma tendência para as proximidades do parque, por exemplo, do Parque Flamboyant. Segundo Geraldo, não chega a faltar imóvel, mas pode acontecer da pessoa procurar algo específico que é mais difícil de localizar, como imóveis mobiliados.


Dicas ao alugar um imóvel
                Em sua ampla expertise no mercado imobiliário, Geraldo, orienta alguns cuidados para quem está de olho em um novo imóvel para alugar. Atentar-se à rotina da família é o ponto de partida. Isso quer dizer que, ao alugar um imóvel, é necessário tentar concentrar as atividades diárias, como escola e trabalho. “Ainda dentro da logística é importante observar a proximidade com os corredores de ônibus. Sempre devemos pensar no transporte público. Mesmo que a família não o utilize, ele é útil para as empregadas e prestadoras de serviços chegarem à nova residência”, orienta Geraldo.
                Outro aspecto fundamental é ficar de olho na infraestrutura do imóvel. Além dos aspectos da própria construção, como paredes, pisos, se tem ou não infiltração, é importante se atentar para a idade do imóvel. “Se forem são mais antigos, geralmente possuem poucas tomadas e pontos para internet, uma vez que foram edificados em uma época em que não havia tantos eletrodomésticos e necessidade de cabo de rede. Verifique as adaptações”, indica.
                Ainda sobre a infraestrutura, é fundamental ver o tamanho e a disposição dos cômodos. Fazer medidas dos seus móveis e conferir se eles vão caber nos espaços é a melhor conduta para evitar decepções após a chegada do caminhão de mudanças.  “Nesta hora, infelizmente, depois do contrato assinado, não adianta chorar”, brinca Geraldo.
                Por fim, é importante dispensar um pouco mais de atenção para as contas. É importante colocar na ponta do lápis quanto se gasta com aluguel e condomínio. Em via geral, conforme Geraldo, os imóveis mais antigos têm metragens maiores e o aluguel mais barato, mas o condomínio é mais caro. O contrário acontece nos imóveis mais novos, que geralmente possuem mais unidades para ratear a despesa do mensal do condomínio. “É fundamental salientar todas as questões, que vão fazer a diferença na hora de um fechamento de contrato de aluguel”, finaliza.

                O estudante de engenharia elétrica e especialista em telefonia, Renato Porto, se mudou para a região metropolitana de Goiânia, ainda em janeiro. Renato, que tem 34 anos, veio de Anápolis para conciliar os horários. “Agora, tudo ficou mais perto para mim”, disse. Ele alugou uma casa de cinco cômodos em Aparecida de Goiânia, no Jardim Maria Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário