sexta-feira, fevereiro 12, 2016

2ª Mostra de Arte Urbana no Brasil Central começa neste sábado




            A Vila Cultural Cora Coralina receberá entre os dias 13 de fevereiro e 31 de março deste ano a 2ª Mostra de Arte Urbana no Brasil Central.  O projeto é realizado pela Arte Plena Produções Culturais, com apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultural – Lei Goyazes. A entrada é gratuita.
            A 2ª mostra presta homenagem simbólica ao grafiteiro Testa, um dos pioneiros da linguagem do grafite em Goiás. No total, o projeto reúne uma lista de 17 artistas que compõem a exposição de salão principal da Vila Cultural Cora Coralina, além de outros colaboradores que contribuíram para o ecletismo e a pluralidade de linguagens do evento.
            Com produção executiva de Wanessa Cruz e coordenação geral do artista visual Sandro Tôrres, a abertura da mostra será realizada a partir das 16 horas do próximo sábado (13/2). De segunda à sexta-feira, a mostra funcionará das 9 às 17 horas e, no sábado, das 9 às 13 horas.
            Para a função de curador foi convidado o artista (grafiteiro, designer, tatuador e produtor cultural) Rafael Plai, especialmente pelo seu legítimo envolvimento com os movimentos de arte urbana no Estado e também para estabelecer um diálogo direto com os artistas que compõem a lista de selecionados para essa edição da Mostra.


2ª Mostra
            O projeto da Mostra de Arte Urbana no Brasil Central começou em 2013 em reuniões de criação, quando surgiu a ideia de realizar um evento cultural que não se restringisse às artes integradas, mas que contemplasse o máximo de linguagens artísticas com identificação das ruas, da cidade, além do contexto de apropriação e (ou) pertencimento dos espaços públicos.
            A primeira edição do evento, realizada em 2014, recebeu cerca de 10 mil visitantes e contou com exposição de mais de 30 artistas urbanos, entre grafiteiros e artistas performáticos, além das palestras com temas pertinentes à arte urbana. O projeto também foi realizado com apoio da Lei Goyazes e, na época, sediado no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
             A 2ª edição da mostra chega em 2016 com a missão de promover a continuidade de fomento às iniciativas que valorizem a cultura, além de incentivar artistas em sua produção, promover o debate sobre assuntos de interesse coletivo e temas sobre consciência urbana, estabelecer uma ponte de diálogo entre o poder público e as demandas dos cidadãos,  divulgar informações e novidades sobre as ações criativas que acontecem ao nosso redor e, talvez o mais importante fator, com o propósito de continuar instigando a população e conclamando à participação.
            Dentre os parceiros do projeto estão também o coletivo Sobre Urbana com a instalação de palets na esplanada, a Ambiente Skate Wear com a instalação de obstáculos decorativos de skate dentro da Vila, a Monstro Discos com as apresentações musicais, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e La Sociedad, responsáveis pela escolha de algumas atrações de expressões urbanas, a UPOINT (Beco da Codorna) que comandará ações paralelas à Mostra, além dos músicos e grupos MC Murcego, Erotori, Boca Seca, cantores solo e instrumentistas  e mais uma série de atividades de letras e cênicas compõem as ações dentro dos 45 dias de Mostra.
            Estão previstas ainda palestras com profissionais especialistas em urbanismo e outros campos do conhecimento relacionados às questões urbanas. São eles Anamaria Diniz (prof. PUC GO), Direceu Trindade (PUC GO), Fernando Simon (PUC GO), Maria Ester de Souza (PUC GO), Mauro Souza (PUC GO), Bráulio Ferreira (PUC GO), Cristina Lopes Afonso (Vereadora por Goiânia) e outros convidados. O cronograma de palestras ainda será divulgado.


Cronograma da 2ª Mostra:
            13/FEVEREIRO – ABERTURA OFICIAL – 16H – VILA CULTURAL CORA CORALINA
-Instalação do Coletivo SOBRE  URBANA (GO)
-Performance “Partida do Sensível” com Renato Negrão (MG)
-Performance com Bulacha e Convidados
-Mostra de Break (grupos CRJ)
-Show MC Murcego e Erotori

            21/FEVEREIRO – DOMINGO NO PARQUE - 16H – PARQUE FLAMBOYANT
-AcroYoga
-Atividade com Tecido

            27/FEVEREIRO – BOMB COMBATE – 16H – BECO DA CODORNA
-Premiação do Campeonato de Bomb com show do Boca Seca – Vila Cultural Cora Coralina

            5 e 6/MARÇO – BAZAR DO M.A.U. – 10 às 20H – VILA CULTURAL CORA CORALINA
-Bazar com peças artísticas do M.A.U. e Convidados
-Exposição de Bikes customizadas
-Serigrafia “Passa o Rodo”

            12/MARÇO – SARAU DO M.A.U. – 16H – VILA CULTURAL CORA CORALINA
-Atividades Letras e Cênicas
-Batalha do Conhecimento
-RAP

            13/MARÇO – FAMÍLIA FLASH BACK  e SOCIEDADE BLACK – 16H - VILA CULTURAL CORA CORALINA


Crédito das fotos: Eudes Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário