quarta-feira, março 16, 2016

Especialista dá dicas de como evitar dor de cabeça e deixar a reforma de casa mais barata


A crise econômica pela qual o Brasil está passando tem feito com que os brasileiros adiem os planos de reformar a casa ou apartamento, por medo de comprometer o orçamento. Para os especialistas, apesar de uma obra estar sempre sujeita a adversidades, com problemas que surgem ao longo do serviço, se houver planejamento é possível evitar dor de cabeça e deixar a casa mais bonita, mesmo em tempos de instabilidade econômica.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade Estácio, Leonardo Carvalho, como em qualquer projeto, desde uma simples viagem a uma grandiosa construção, a receita para o sucesso é o planejamento. Ele diz que para quem pretende reformar, essa é uma etapa primordial e que vai evitar surpresas, como por exemplo, falta de material no meio da construção.
O primeiro passo, de acordo com o coordenador, é definir quanto deseja investir na reforma e depois procurar um profissional de engenharia ou arquitetura para elaborar o projeto e especificar os materiais e processos da construção. Feito isso, Leonardo Carvalho diz que é preciso estabelecer o cronograma e orçamento da obra. “Nesse momento, deve-se discutir desde o prazo e custo da obra, até detalhes do acabamento”, disse.
Com o planejamento pronto, é o momento de procurar a mão de obra para realizar a reforma. Leonardo ressalta que esta é a etapa que exige mais atenção, pois um detalhe executado sem a devida orientação pode gerar sérias consequências. “São comuns nas obras problemas com água empoçada no banheiro, trincas e rachaduras próximas às portas e janelas. Tudo isso pode ser evitado, se o profissional escolhido para realizar o trabalho tiver experiência”, acrescentou.
 O coordenador lembra que na construção civil é preciso estar preparado para as adversidades, principalmente, quando se trata de reforma. “Transtornos fazem parte da obra, principalmente porque na maioria das reformas as instalações elétricas e hidráulicas não previam a expansão ou modificações que serão realizadas”, afirmou.

Depois de concluída todas essas etapas é preciso pesquisar o preço dos materiais de construção. “O custo do material é cerca da metade do valor de uma obra”, frisa. O especialista orienta que o ideal é solicitar vários orçamentos em lojas de materiais de construção e comparar os preços oferecidos por cada uma. Outra dica é comprar o maior número de itens possíveis de uma só vez, assim é possível negociar descontos e prazos de pagamentos.
Leonardo acrescenta que existem alguns truques que podem ser utilizados para construir ou reformar uma residência com o custo mais baixo, tais como o uso de azulejos instalados sem chegar ao teto (chamados de meia parede) e substituição da pedra de granito pela linha laminado. Na escolha do piso o ideal é optar pelo cerâmico e de preferência que esteja em ponta de estoque.
As portas de entrada principal e de acesso à área de serviço podem ser em alumínio do tipo sasazaki, por terem um baixo custo de manutenção. Já as portas internas, a melhor opção é  em madeira tipo MDF (compensado). Na pintura, pode ser utilizado somente selador, tinta PVA na parte interna e tinta acrílica no exterior da edificação, sempre compradas preferencialmente em latões que possuem a capacidade de 18 litros e não em galões de 3,6 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário