quarta-feira, janeiro 18, 2017

Com a virada no ano, como estabilizar as finanças?

Especialista dá dicas para reduzir gastos e planejar as finanças em 2017



            O começo de um novo ano sempre se apresenta como um momento ideal para avaliar suas condições financeiras, ainda mais em tempos de crise econômica. "Gastei mais do que devia", "Estourei o cartão de crédito", "Perdi o emprego e acumulei dívidas" são alguns dos questionamentos comuns nesse período. Mas e agora, como reverter essas situações? O mais importante, de acordo com o professor de Economia da Faculdade Estácio, Lucas Furtado, é levar em consideração os seguintes aspectos: educação financeira e planejamento financeiro.
            O especialista explica que a educação financeira nada mais é do que a mudança de hábitos para reduzir gastos. Atitudes simples, como tirar aparelhos elétricos ou eletrônicos da tomada, apagar a luz quando não estiver precisando ou até mesmo evitar o almoço em restaurantes diariamente, podem fazer a diferença no orçamento do mês.
            Já o planejamento financeiro trata da estruturação dos gastos anuais. "Nesse quesito, o ideal é utilizar uma planilha para colocar todas as despesas previstas e eliminar aquelas que são desnecessárias", orienta o professor da Estácio.
            Esses gastos desnecessários, que muitas vezes comprometem a situação financeira das pessoas, ocorrem devido a uma série de fatores, como a influência do estilo de vida do próximo, por exemplo. "A questão é: o fato de alguém ter um apartamento, um carro ou um celular melhor não pode ser motivo para entrar em dívidas, caso não tenha condições de manter determinado padrão de vida naquele momento", relata.
            As estratégias de marketing utilizadas pelas empresas que querem vender os seus produtos também podem incentivar o consumo desnecessário. Geralmente, as condições de pagamento são favoráveis: parcelamento sem juros, e então a compra parece ser justificada. Mas, de acordo com Lucas Furtado, é importante refletir: eu realmente preciso comprar esse produto? Será que não é melhorar efetuar o pagamento à vista e tentar um desconto?
            Outro conselho do especialista para quem pretende evitar os gastos supérfluos é fazer uma lista das mercadorias que realmente necessita antes de ir ao supermercado. "Se determinado produto não é importante ou urgente naquele momento, opte por poupar o dinheiro", orienta.

            E para colocar tudo isso em prática, procure envolver a família, levando todos esses conhecimentos financeiros para dentro de casa. "Se tiver filhos, explique as suas reais condições e deixe claro que necessita da contribuição de todos para sair do vermelho ou para economizar dinheiro", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário