terça-feira, janeiro 24, 2017

Decorado e pronto para morar

O arquiteto André Lenza e a designer de interiores Beatrice Oliveira apresentam proposta minimalista em apartamentos decorados do Flampark, no Jardim Goiás, que promete agradar a público eclético. Imóvel está disponível para visitas.



            Depois que a conquista da moradia não é mais uma preocupação, os futuros moradores de um imóvel têm um novo desafio pela frente: tornar o apartamento recém-adquirido em seu lar doce lar. Especialistas em tornar ambientes acolhedores, profissionais da arquitetura e do design de interiores podem ajudar, e muito, ao oferecer soluções modernas em cores, móveis, acessórios e na organização dos ambientes. O objetivo é aproveitar o espaço e a iluminação natural, bem como investir na dose certa de conforto para extrair o máximo de aconchego de cada metro quadrado disponível.
            Um bom exemplo dessa harmonia ideal são os dois apartamentos decorados do Flampark Residential Club, que fica ao lado do Parque Flamboyant e disponível para visitação no próprio condomínio, que já está pronto.
            Com muita madeira brasileira, trabalhada com pintura em laca, o apartamento tem sido considerado “um charme” pelos visitantes. De acordo com o arquiteto responsável por um dos projetos, André Lenza, a ideia foi trazer uma decoração atemporal e neutra, para que pessoas de gêneros, idades e perfis diferentes pudessem se identificar com a proposta. “Minha preocupação era produzir um projeto que fosse flexível e adaptável”, revela o profissional.
            Segundo André, as cores foram concentradas nos detalhes, deixando as paredes claras e com aspecto de neutralidade. Em relação à mobília, conforme o arquiteto, a prioridade foi por peças com linhas retas, modernas e sofisticadas. “Tentamos disponibilizar também móveis belos e ao mesmo tempo confortáveis, já que o objetivo é de que as pessoas se sintam bem no ambiente.O apartamento é um espaço clean, que aceita bem adaptações com as características do morador”, afirma.

Minimalismo
            Para que isso se tornasse realidade, o arquiteto seguiu uma linha minimalista na decoração, com pouca mobília. Na sala, por exemplo, a claridade e a frieza do ambiente recebem o contraste da presença do painel de madeira Louro Frejó, madeira nacional que também foi utilizada nos quartos. Ainda na sala, espelhos ajudam a refletir a iluminação natural vinda da varanda gourmet. “A sensação de calor transmitida pela madeira ajuda a quebrar o frio do piso de porcelanato”, explica André.
            O arquiteto diz que a aposta no minimalismo surgiu para que as pessoas sejam capazes de se enxergar e também perceber o ambiente como um todo. No entanto, nem tudo ficou sem cor. Há quadros com fotografias e arte na suíte e, no quarto infantil, foram utilizadas cores turquesa e tonalidades de amarelo, para dar mais alegria ao recinto. “Entendemos que muitos objetos e cores atrapalham, pois tornam o ambiente carregado de informações. Queríamos que o ambiente fosse ornamentado, mas sem exageros. ter menos objetos, significa mais visibilidade nos ambientes”.
            Outra meta cumprida pela equipe de arquitetura foi compor o ambiente com mobílias que não fossem muito caras mas que tivesse uma ótima qualidade e muita beleza. “Usamos móveis que fossem mais acessíveis, coisas que pessoas comuns pudessem adquirir”, ressalta o arquiteto.
            Mas ainda sim, o apartamento possui algumas peças assinadas, como o pendente acima da mesa de jantar, feito pelo renomado designer brasileiro Guilherme Wentz, a fruteira dos também brasileiros Irmãos Campana e, na cozinha, o espremedor de frutas assinado por Phillip Stark. “Conseguimos aplicar um projeto viável, com materiais de alta qualidade, com a vantagem de ser mais acessíveis”, diz André Lenza.
            Ele revela ainda que o mobiliário foi planejado para ter dimensões ideais para os espaços que ocupam. “É comum ver, em outros decorados, mobílias maiores do que realmente deveriam ser, para passar uma ideia de que o ambiente é mais espaçoso. Ao contrário disso, aqui é tudo funcional, feito para a pessoa se mudar imediatamente, caso necessário”.
            A designer de interiores, Beatrice Oliveira, foi responsável pelo projeto do decorado de 88m². Ela conta que o apartamento, que possui dois quartos e sala ampliada, recebeu decoração neutra e buscou o uso de linhas retas. “Os móveis foram em sua maioria planejados e multifuncionais, desse modo conseguimos aproveitar bastante os espaços”, conta.      
            Ela chama a atenção para alguns pontos fortes da decoração como a penteadeira do quarto do casal que pode se tornar uma bancada para notebook, bem como a do quarto da menina, que possui um painel com TV e servirá também para os estudos. “A cozinha é integrada a área de serviço o  que deu amplitude ao espaço. O móvel da adega e cristaleira, além de decorar a entrada do apartamento ainda pode se transformar em um home office”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário