quarta-feira, janeiro 25, 2017

Planeje sua recolocação profissional

Refletir sobre os seus objetivos de carreira e manter o networking ativo são
algumas das sugestões para começar o ano mais preparado.



            Com a chegada de um novo ano, as expectativas para conseguir um bom emprego aumentam bastante. Acontece que o cenário não é dos melhores, já que a crise financeira impactou o mercado de trabalho e muitas empresas tiveram que demitir funcionários e reduzir custos para se manter. Mas, mesmo diante desses desafios, é possível driblar a concorrência, causada pelo alto índice de desemprego, e alcançar a recolocação profissional.
            De acordo com o professor de Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional da Faculdade Estácio, Saul Matuzinhos, além de preparar um bom currículo, é preciso analisar a vaga que pretende concorrer e os objetivos que deseja alcançar. "Muitas pessoas não direcionam seus esforços na hora de procurar um novo emprego e acabam tomando decisões erradas. Para que isso não aconteça, é fundamental fazer uma lista das empresas que gostaria de trabalhar, levantar os contatos necessários e identificar a melhor forma de chegar até eles", sugere.
            Outra dica importante, que não vale somente para recolocação no mercado, é manter o networking ativo. Essa é uma das principais estratégias profissionais de quem tem visão de futuro e reconhece a importância do compartilhamento. "Vivemos a era da troca de informações e não sabemos quando alguém poderá nos ajudar com alguma orientação ou outras necessidades", reforça Saul.
            Trabalhar a sua marca pessoal, por meio da participação em eventos, palestras e fóruns de seu interesse, também pode ser uma oportunidade para entrar novamente no mercado. De acordo com o especialista, é uma excelente chance de fazer networking e ainda demonstrar interesse para possíveis contratantes. "Nas entrevistas, esse comportamento também é visto como algo positivo, já que demonstra que você está sempre disposto a agregar novos conhecimentos e participar de novas experiências", considera.
            E além de apostar na marca pessoal, Saul orienta ficar atento nas novidades do seu mercado para se manter atualizado. Procure investir em cursos de curta duração - já que a grana pode estar curta nesse período – ou até mesmo nos cursos online, que muitas vezes são ofertados gratuitamente por instituições de ensino bem reconhecidas. "O importante mesmo é não ficar parado”, garante.
            Por fim, Saul faz mais uma observação: "enquanto aquela tão sonhada vaga não aparece, não descarte as oportunidades temporárias". Elas podem ser porta de entrada para alcançar melhores oportunidades, seja na mesma empresa ou em outros locais, por meio de indicações. Além do mais, no mínimo, você terá acumulado mais uma experiência enquanto busca por outro emprego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário