quinta-feira, maio 05, 2011

Valéria Perillo - 1ª Dama do Estado de Goiás

     Encerrando as nossas homenageadas de 2011, uma entrevista especial com Valéria Perillo a Primeira Dama do Estado de Goiás. Para o especial Mulheres em Destaque 2011, ela contou sobre seus projetos e ações. Confira:



De todas as ações que foram cumpridas, de qual mais se orgulha?
Valéria Perillo – É gratificante ver o resultado de alguns projetos e ideias que frutificaram em benefícios práticos para a população e melhoraram a qualidade de vida das pessoas. Me orgulho de várias dessas iniciativas. Mas, em especial, me deu grande contentamento ver construído o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. O Crer se transformou em um hospital de excelência no atendimento ao portador de necessidades especiais e é hoje uma forte referência nessa área em razão dos benefícios que oferece à sociedade e da possibilidade real de reabilitação dos pacientes. O Crer foi uma iniciativa fantástica que teve sua importância reconhecida pelo governador Marconi Perillo, que fez com que saísse do papel e se tornasse uma realidade.

Quais são os maiores desafios encontrados e a serem superados?
Valéria Perillo - Talvez uma das maiores dificuldades seja a financeira. Esse é o maior desafio enfrentado pelo setor público. Marconi assumiu o Estado com um plano de governo muito bem elaborado para ser executado em favor da coletividade, mas os recursos são escassos e certamente os resultados deste trabalho começarão a ser percebidos pela população no próximo ano, como ele mesmo disse em seu balanço de 100 dias de governo. É preciso ter criatividade e administrar com eficiência, sobretudo para implementação de ações na área social, na assistência e apoio aos que mais precisam. Mas, com muito trabalho, dedicação e vontade de vencer os obstáculos, nada é impossível. É preciso ter perseverança e também ter fé em Deus para conseguir êxito em nossas ações.

Alguma barreira por ser mulher? Caso sim, como encara a situação?
Valéria Perillo - Em geral as mulheres enfrentam maiores desafios do que os homens, inclusive com a tripla jornada de trabalho. Mas a mulher moderna tem superado esses desafios, com a sua garra e capacidade de superação. Isso fica evidente quando analisamos a vertiginosa ascensão feminina na sociedade, ocupando cada vez mais espaços em todos os setores. Não há barreira que resista à obstinação e força de vontade da mulher.

Como está o momento atual?
Valéria Perillo – Há muitos problemas, sobretudo com as demandas na área social, além da questão financeira, que exige medidas emergenciais para ser solucionada. O momento é de muitos desafios. Mas, com trabalho, dedicação e otimismo esses transtornos serão superados.

Para finalizar, quais os planos e projetos futuros?
Valéria Perillo - A Organização das Voluntárias de Goiás, que tenho a honra de presidir, possui mais de 10 projetos sociais que beneficiam diversos segmentos da população. Oferecemos ajuda ao estudante filho de família de baixa renda por meio da Bolsa Universitária, para que possa ter acesso a um curso superior, damos apoio às adolescentes grávidas com o programa Meninas de Luz, o Restaurante Cidadão oferece refeição de qualidade a trabalhadores, estudantes e aposentados ao preço simbólico de R$ 1. Temos as Oficinas Educacionais Comunitárias, onde os jovens se profissionalizam gratuitamente para conseguir um emprego e contamos com unidades que acolhem e cuidam dos idosos, entre outros programas. Nossa intenção é aumentar o atendimento em alguns desses programas e fazer parcerias para incrementar ainda mais essas ações. Vamos resgatar, por exemplo, o projeto Criança Cidadã para construção de creches nos municípios goianos.  Além disso, fizemos recentemente convênios com o Senac, para capacitar os professores das nossas Oficinas de cursos profissionalizantes, e com a Unitintas, para a preparação e  inclusão de mulheres no mercado de trabalho da construção civil. Lançamos também um novo projeto, o Centro de Qualificação Profissional, para o aprimoramento de alunos da rede pública de ensino. Mas pretendemos ir muito além e implantar novos projetos de apoio à população. O nosso foco são as pessoas mais necessitadas, para que elas possam ter resgatada a sua cidadania.

Trabalhos e projetos realizados
- Construção do Centro de Readaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer), inaugurado em 2002.  Um dos mais modernos centros de tratamento do Brasil para pessoas com necessidades especiais.
- Idealização em 2005 do projeto Criança Cidadã e coordenação da construção de 130 creches por meio de convênios junto aos municípios goianos e Agência Habitacional de Goiás (AGEHAB).
- Criação do Projeto Criança brincando o Natal, cujo objetivo foi a distribuição de 1 milhão de brinquedos, por ano, para crianças pobres dos 246 municípios de Goiás.
- Montagem do projeto Natal na Praça com decoração natalina e atividades na Praça Cívica para integração da família goiana.
- Implantação do Programa Bolsa Universitária, um projeto para concessão de bolsas de estudos a universitários, que em contrapartida são voluntários em projetos sociais do Estado.
- Construção em 2003, no centro de Goiânia, a primeira unidade do Restaurante Cidadão, que oferece almoço nutritivo a R$ 1. Em 2005, foi construída a segunda unidade, no bairro de Campinas.
- Criação do Projeto Meninas de Luz para atendimento a adolescentes grávidas, inclusive as vítimas de violência e exploração sexual. 
- Resgate do Projeto Oficina Educacional Comunitária (OEC), com objetivo de capacitar profissionalmente jovens de 15 a 20 anos para o mercado de trabalho.
- Lançamento do Centro Goiano de Voluntários (CGV), local com orientação para pessoas e instituições com interesse no trabalho voluntário.
- Implantação da fábrica de fraldas, enxovais e malhas compressivas.
- Coordenação do Movimento Cidadania Contra o Frio para arrecadação de cobertores e agasalhos em prol da população de baixa renda dos 246 municípios goianos.
- Montagem do Centro de Apoio aos Romeiros de Trindade e Muquém para oferecer todos os anos alimentação e atendimento médico aos fiéis das duas festas religiosas.
- Estimulo e selagem de parcerias com entidades sociais e organizações não-governamentais (Ong´s) para ajudar a população de baixa renda. Mais de 500 instituições receberam apoio da Organização das Voluntárias de Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário