terça-feira, maio 07, 2013

Abrasel propõe um passeio pelo melhor da gastronomia goiana

 Durante 18 dias do festival Brasil Sabor, o público poderá conferir as delícias de alguns dos principais restaurantes de Goiás, a preços convidativos. 34 bares e restaurantes trazem suas receitas tradicionais e inovam com pratos que remetem ao tema da edição 2013 e brindam a comemoração de 80 anos da cidade de Goiânia



A comida do lugar em todos os lugares é o tema da oitava edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do planeta, combinando como nenhum outro a singularidade da gastronomia goiana às influências dos sabores advindos das mais diversas culturas, uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em 2013, em função das comemorações do aniversário de 80 Anos de Goiânia, a entidade convidou os bares e restaurantes participantes a utilizarem sua criatividade, em uma homenagem singular.
Durante os 18 dias do Brasil Sabor - A Comida do lugar em todos os lugares / Goiânia 80 anos, o público poderá degustar cardápios tradicionais das casas participantes e delícias criadas especialmente para o evento, a preços convidativos. O requinte da culinária internacional, um passeio pelos temperos japoneses, mexicanos, italianos, indianos, árabes, argentinos, portugueses e nordestinos, até chegar aos revisitados sabores da típica comida goiana estão entre as propostas.
Segundo o presidente da Abrasel, Rafael Campos Carvalho, neste ano, tanto o festival Brasil Sabor, agora em maio, como o Bar em Bar, realizado em novembro, homenagearão os 80 anos da cidade de Goiânia. “Convidamos as casas a usarem sua criatividade para criar pratos que remetessem a esta data significativa, mas deixamos a opção em aberto para àqueles que preferirem ressaltar seus cardápios. Quem ganha é o público que poderá optar pelos mais variados sabores”.

Um desbravamento de sabores
Os conceituados Kabanas e Unique Bar e Restaurante trouxeram ao cardápio do Brasil Sabor, respectivamente, os requintados Congrio Rosa e Pato Aranciata. As quatro unidades do Max Sushi,
comShitsurio Roll, e Sushi Loko, com Kombo Loko, representam a culinária japonesa. Em homenagem ao aniversário de sete anos da casa, que ocorre também em maio, o Café Nice traz o mexicano Seven Nice.
Na turma dos italianos vem a À Moda da Casa Pizzaria, com sua Pizza Valentina; Dali Bar & Taberna, com oEspaguetti à Dali; L´Etoile D´Argent, Fettuccine ai Gamberi. Propondo uma fusão desta que é uma das culinárias mais famosas do mundo com o sabor arretado da comida nordestina, vêm o Carne de Sol Caicó, com Ravióli de Carne de Sol e a República da Saúde, com seu Nhoque NordesteShow; sendo que a Bendita Tapioca preferiu honrar a proposta original da casa com seu Bendito Baião de Dois.
A Cervejaria Mangueiras (Peixe Coco Loko) e o Polos Cozinha & Bar (Lombo Indiano) e se arriscam com seus pratos com um pezinho na culinária indiana, juntamente com o Seleto Buteco e sua Costela de Porco Glaceada ao Molho 5 Segredos. O Estrada do Sol, da cidade de Aruanã (GO), busca nas arábias o seu Charuto com Folha de Repolho.  Já a Officina Cervejaria e o Boteco Posto 15 dão um pulinho nos “hermanos” argentinos para trazer uma Picanha de Cordeiro e um Mini hambúrguer de Cordeiro, concomitantemente.
O Porto Cave, ao pesquisar os registros históricos da transferência da capital, encontrou um prato semelhante a um tradicional culinária portuguesa, é Arroz de Feijão com filetes de bacalhau, no Brasil Sabor, servido com as lascas do nobre peixe de águas frias. É um legítimo português deixando sua marca nas comemorações de aniversário de 80 anos da capital do Estado de Goiás.
Seguindo à risca a homenagem ao aniversário de Goiânia, vem o Cateretê Bueno (Anhanguera) e o Cateretê Oeste (Goiânia 80 anos), acompanhado do Celsin & Cia (Tilápia Goiana), La Pasta Gialla (Menu La Pasta Brasil Sabor) e o Thiosti (Goiás é Mais).  O Olut Cervejas Especiais (Filé ao Molho de Tamarindo) traz certo requinte à proposta. A Cervejaria Cerrado (Italiano Caipira), por sua vez, optou por mesclar os sabores goiano e italiano.
Democraticamente alguns clássicos compõem o cardápio do Brasil Sabor – A comida do lugar em todos os lugares / Goiânia 80 Anos, é o caso do Arvoredo Cozinha de Bar, Moqueca de Peixe com Camarão;   Brioso e Manhoso , Pintado de laranja; Cantinho Frio, Rolê de Sobrecoxa;  Carne de Sol 1008, Salmão Grelhado;  Tucunaré na Chapa Restaurante, Tilápia Brasil; e o Peixinho Bar, também com uma deliciosa Tilápia , vêm para agradar a todos os paladares.

Circuito Gourmet
Goiânia faz 80 anos, e quem ganha presente é o público frequentador de bares e restaurantes. A Abrasel anuncia a volta da promoção mais deliciosa do festival Brasil Sabor: o Circuito Gourmet, que possibilita aos amantes da gastronomia a degustar um bis de um dos pratos exclusivos inteiramente grátis.
Para ter direito a esta gostosura, basta comer em cinco das (casas), colecionar no guia do evento para em seguida escolher uma das visitadas para retornar e degustar o seu prato preferido.

Responsabilidade Ambiental
Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Goiás), em uma parceria inédita com a cooperativa Bordana, irá doar o material (lonas), utilizado na confecção dos banners de divulgação do festival Brasil Sabor, para realização dos trabalhos manuais da instituição. “A ação soma-se ao projeto Papa Óleo como forma de conscientizar a
população sobre a ecologia e a preservação do nosso Cerrado”, destaca o presidente Rafael Campos Carvalho.
Fundada em 2009, a Bordana surgiu a partir de uma iniciativa do Instituto Ana Carol. A cooperativa visa desenvolver ações sociais voltadas para o atendimento de jovens, mulheres e crianças, oferecendo à comunidade do Conjunto Caiçara e região as condições para construir oportunidades, aprimorar suas habilidades, conquistar autonomia e emancipação, por meio de um trabalho solidário e cooperativo. “Através dos bordados, os desenhos vão ganhando cor e forma. A beleza das flores e frutos do Cerrado ganha novos contornos e se torna uma vibrante forma de expressão e conscientização sobre a preservação desse importante bioma”, completa a presidenta do Instituto Ana Carol e Cooperativa Bordana, Celma Grace, ao comentar a iniciativa e a utilidade do material que será recebido ao final do Brasil Sabor.

Segurança
O lançamento da lei que estabelece a divulgação do número da viatura da Polícia Comunitária que atende à região, em cada ponto de venda, uma forma de colaborar com a segurança dos frequentadores de bares, restaurantes e similares, compõe a programação do Brasil Sabor.
Em 2012, o presidente da Abrasel, Rafael Campos Carvalho solicitou aos vereadores que criassem uma lei que estabelecesse a divulgação dos telefones das viaturas da Polícia Militar (PM) da área em bares, restaurantes e similares, especialmente, no salão  de vendas, banheiro e cozinha. O prefeito Paulo Garcia sancionou a lei, de autoria do vereador Virmondes Cruvinel (PSD), que acata a sugestão, e amplia a responsabilidade de condomínios e igrejas.

O Brasil Sabor - A Comida do lugar em todos os lugares / Goiânia 80 anos é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – Goiás) com patrocínio nacional do Sebrae e da Ambev; patrocínio regional Brasil um País de Todos, Petrobras Liquigás, Sebrae,  Governo de Goiás - Goiás Turismo, Prefeitura de Goiânia,  Ambev - Budweiser, TV Goiânia – BAND e  apoio regional da Associação dos Estudantes e Profissionais de Cozinha do Estado de Goiás (Agepec), Bohemia, Tropical Polpas, Casa do sabor e O que rola.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário