quinta-feira, maio 23, 2013

Via Condotti inova com coleção inspirada no Wabi Sabi


Explorando o conceito japonês, os ambientes da loja revelam a beleza presente na rusticidade e marcas temporais das peças, revelando histórias e memórias reaproveitando o que a natureza oferece

Na contramão da estética grega, que buscava a perfeição em todos os detalhes, o conceito de estética presente no wabi sabi exalta, justamente, a aceitação da transitoriedade e da honestidade empregada nos materiais rústicos. Surgido por volta do século XV no Japão, essa visão de mundo justifica que o que é natural também carrega beleza em si. Essa foi a temática escolhida por Clarissa Schneider para a nova coleção da Via Condotti. O objetivo é enxergar o belo no minimalismo dos materiais reutilizados, criando arte com a simplicidade da vida e sem agredir a natureza.
Jornalista à frente da Casa Vogue por 15 anos e atualmente diretora da revista Bamboo, Clarissa é “mentora” das coleções da Via Condotti há cinco anos. Experiente e antenada, a profissional trabalha com temas que acredita serem os novos alvos do mercado nos próximos anos. No caso do wabi sabi, Clarissa antecipa uma tendência mundial devido ao despertar para a questão sustentável. Na mostra de 1600 m², que será apresentada nesta segunda, 27, em um evento para convidados, essa preocupação se traduz nos mobiliários desenvolvidos com o conceito de sustentabilidade presente na reutilização de objetos em aplicações variadas, o que resulta em ambientes belos e funcionais, tendo como base a simplicidade que se traduz em elegância.
Com uma consultoria tão renomada, o artista convidado para assumir um ambiente na mostra não poderia deixar a desejar. Jader Almeida conta com diversas conquistas entre menções honrosas e premiações nacionais e internacionais, incluindo o disputado Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e os alemães IF Product Design e Red Dot Product Design. O profissional terá espaço nobre para compor o ambiente com mobiliário, mesas, poltronas, cadeiras, sofás e luminárias de sua nova linha com característica despretensiosa, bonita, leve.
O ambiente criado por Jader fica em exposição por, pelo menos, seis meses. As peças são criadas em parceria com a fábrica Sollos, que tem na Via Condotti sua maior representante em Goiás, com 80% de sua linha à disposição dos clientes em Goiânia. Número que, até o final do ano, chegará aos 100% de peças assinadas pelo Jader comercializadas com exclusividade pela loja na capital.
O clima do evento está todo preparado para contribuir com o conceito do simples e belo. O convite, colocado tipo pergaminho dentro de uma garrafa de vidro reaproveitada, ganha charme com um pequeno ramo de gipsofila inserido na composição. Mais que um convite, os seletos convidados estão recebendo um singelo presente. O buffet será inspirado na culinária peruana, que também traduz muito da simplicidade e verdade intencionadas pelo wabi sabi. As comidas serão servidas em bandejas de pedra e barro, explorando a beleza da rusticidade e singularidade das peças simples que adornam com muito charme.

Bate-papo

Além das delícias do buffet e das novidades da nova coleção, a partir das 17h os arquitetos e clientes convidados poderão aproveitar para participar de bate-papo com Clarissa e Jader, quando os profissionais vão falar um pouco de sua carreira e explorar assuntos inerentes às suas atividades. Clarissa vai contar sua trajetória como jornalista e designer e discorrer ainda sobre o conceito estético do wabi sabi na decoração, além de falar sobre seu trabalho como consultora da Via Condotti. Jader, que tem várias peças premiadas nacional e internacionalmente vai falar de sua carreira profissional e sobre seu processo criativo na hora de estudar, desenhar e conceber um produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário