quinta-feira, maio 23, 2013

Gastronomia regada a jazz e bossa nova em Piri


No fim de semana em que acontece o VIII Festival Gastronômico de Pirenópolis, Feira de Quintal oferece repertório de jazz e bossa nova para o público

O VIII Festival Gastronômico começa nesta semana e, para embalar este que é o momento mais apetitoso de Pirenópolis, a Feira de Quintal recebe um trio de músicos para assumir o palco da casa com o melhor do jazz e bossa nova, ritmos envolventes que casam bem com a arte de experimentar novos sabores. Nos dias 24 e 25 de maio (sexta e sábado),  o grupo promete apresentar o  melhor de Jonh Coltrane, Tom Jobim, Theloniou Monk, expoentes do Jazz e da Bossa. As apresentações irão ocorrer a partir das 20h30.
O baterista Ricardo de Pina será  o músico anfitrião da formação musical, integrada pelo tecladista e pianista sérvio Dejan Cosic, e pelo baixista Marcelo Maia.  Ambos tem atuação em diferentes estados brasileiros e países, além de colecionar participação em eventos como Sesc Instrumental, através das bandas que  integram: o Trio Cerrado, o Trio Instrumental e o Grupo Solo Brasil.
Dejan Cosic é erradicado há vários  anos no Brasil. Começou a estudar piano aos 11 anos na Áustria. Lá teve a oportunidade de tocar nos principais clubes de jazz da cidade como Porgy and Bess Viena, Royal Garden Café e Tramimer Weinstube. Já excursionou pelos diversos países da América Latina como México, Argentina e Cuba. Na Europa, apresentou-se na Expo Hanover (Alemanha) e no Jazz Fest Wien (Áustria).
Já o brasileiríssimo baixista Marcelo Maia é instrumentista, produtor musical e arranjador. Iniciou o contato com a música na Alemanha e, posteriormente, já no Rio de Janeiro, cursou Harmonia Funcional e Improvisação na escola CIGAM, do músico Ian Guest.

Festival Gastronômico
Para acompanhar o embalo da música, Feira de Quintal participa do VIII Festival Gastronômico de Pirenópolis com o prato Picadinho Brasilis Picadinho Brasilis e Mandioca em Três Texturas. Pela terceira vez, a casa participa do evento e, nesta edição, convidou os chefs Marcus Costa, Monik Braga e Silvânia Bufaiçal, de Goiânia, para desenvolver o prato, que será servido a partir da noite desta sexta-feira, 24 de maio, até domingo, 26 de maio.  No Picadinho Brasilis e Mandioca em Três Texturas, cubos de filet mignon serão cortados na ponta da faca, e servidos com farofa crocante de bauru e linguiça, crisps de mandioca mais seu cremoso ao perfume de coco.  A intenção do trio, ao desenvolver o prato, foi valorizar a mandioca,  um ingrediente que faz parte da cozinha do brasileiro, apresentando-o em  diferentes formas - na farofa, no crips e no purê.  “Certamente, o público irá ampliar seu paladar em relação ao tubérculo, descobrir que a mandioca pode ter várias identidades”. O corte  do filet, explica Marcus, também repecutirá no paladar de quem degustar o prato. “Esta é uma técnica que influencia tanto na apresentação quanto no sabor das carnes”, diz. Para acompanhar, a sugestão da casa é o Milk Shake de Cerveja Bierland Stout com Baru, que será desenvolvido pelo sommelier de cervejas especiais, Alberto de Oliveira Nascimento.  Mais uma vez, a regionalidade entra em cena, desta vez, misturada à tradição dos sabores do Velho Continente. O valor será R$ 32 (bebida não inclusa).

Sobre a Feira de Quintal
Riqueza e diversidade cultural são os atributos da Feira de Quintal, que semanalmente acolhe músicos com atuação nacional e internacional dos mais variados estilos e expressões, que lá fazem suas performances em apresentações para o público. Situada em Pirenópolis, Goiás, a Feira de Quintal é um espaço de cultura e lazer para os turistas e moradores da cidade, onde os visitantes desfrutam de música, gastronomia, poesia, exposições, moda e artesanato.


Agende
Bossa nova, jazz e gastronomia
Datas: 24 e 25 de maio (sábado)
Horários: a partir das 20h30
Local: Feira de Quintal
Couvert: R$ 12
Feira de Quintal: Rua Rui Barbosa, nº 31, Centro Histórico - Pirenópolis (Próximo à Praça do Coreto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário