terça-feira, maio 07, 2013

Meu pequeno grande universo


Especialista dá dicas de como aproveitar ao máximo os ambientes do apartamento, mesmo que ele tenha medidas mais enxutas

É fato que os apartamentos estão cada vez menores, principalmente nos grandes centros urbanos onde acontece de forma mais visível a valorização metro quadrado. O desafio para aproveitar ao máximo os espaços extrapola a esfera de quem constrói e chega à dona de casa, que precisa cuidar desde a disposição dos móveis à organização dos brinquedos, para que o lar seja um ambiente confortável e ao mesmo tempo funcional. A arquiteta Lana Leão dá dicas preciosas.
Ela assina o novo decorado do empreendimento Live Ipiranga, da linha Livre, da FR Incorporadora, que foi idealizado justamente dentro máxima de aproveitamento de espaços. “Uma decoração clean, baseada em cores neutras é o ponto de partida para dar a sensação de mais espaço”, explica. O primeiro passo, segundo Lana, é analisar o espaço disponível. No caso do Ipiranga, um apartamento de dois quartos com 58 metros quadrados e ambientes integrados, ela tomou partido de espelhos e móveis planejados para a base da decoração. “O efeito do espelho de duplicação de imagem parece aumentar as medidas. É um truque simples de ilusão de óptica,” brinca. Os tons claros são percebidos no tecido do sofá, cadeiras e no tapete felpudo que deixa o ambiente mais aconchegante.
O ponto central da decoração é a integração  das áreas sociais do apartamento. Sala, cozinha e área de serviço parecem dividir o mesmo espaço. Isso é uma estratégia que deixa o campo de visão amplo. A dica da arquiteta é uniformizar os pisos em todos os ambientes para dar a sensação de continuidade. As cores claras contribuem para a possibilidade de destacar a decoração em pontos mais estratégicos.
No Ipiranga, um papel de parede bege com detalhes marfim dá um toque de luxo ao pequeno apartamento. Pinceladas de vermelho e azul dão vida à decoração e foram colocados nas almofadas e objetos decorativos.

Verticalização
Outra dica preciosa de Lana, é a verticalização dos espaços: “Pendure utensílio de uso diários para liberar ao máximo espaços horizontais e facilitar o manuseio.” Prateleiras e cabides são bem vidos, mas alerta para o cuidado com excessos. “Na cozinha, tenha bem definidas área de trabalho, de higiene, preparo e finalização de alimentos”. É nesse ambiente que mora a grande preocupação das donas de casa, a boa notícia é que a indústria de eletrodomésticos já se adaptou aos ambientes integrados, e produziu equipamentos capazes, por exemplo, de evitar a dissipação da fumaça pelo apartamento.
Em cômodos que tem mais tendência para a bagunça, como o quarto das crianças, Lana sugere lançar mão de cestos e baús que combinem com a decoração base. “Os brinquedos podem estar ao alcance delas, mas com a facilidade de guardar novamente”.
A arquiteta lembra que aprender a viver com o mínimo e essencial é o básico na vida de quem escolhe morar em ambientes menores. Essa ideia vai ao encontro de conceitos modernos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Para completar as dicas, Lana finaliza: “Luzes devem ser instaladas na parede, em vez de ocupar espaço no chão ou em móveis. Muitas soluções de decoração devem ser encontradas com base na funcionalidade, como ocupar o espaço embaixo da cama.”


Crédito das fotos: Comunicação Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário