terça-feira, agosto 20, 2013

Circuito Brasileiro de Degustação passa pela região Centro-Oeste


Após passar por capitais da região Sul e Sudeste, Goiânia recebeu 21 vinícolas integrantes do Circuito e Brasília foi palco da Vinum Brasilis

O Circuito Brasileiro de Degustação chegou à região Centro-Oeste no dia 12 de agosto. Após reunir mais de 2,7 mil pessoas nas três capitais da região Sul, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi a vez de Goiânia receber o evento. No total, 21 vinícolas de diferentes regiões produtoras do país, além do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil, estiveram apresentando seus produtos para o público presente. O evento ocorreu no Oliveira’s Place. Já nos dias 14 e 15, os vinhos brasileiros estiveram representados na Vinum Brasilis, realizada em Brasília, paralelamente ao 25º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, lembrou que a região Centro-Oeste recebeu o Circuito pela primeira vez, inclusive com a participação também inédita de uma vinícola de Goiás. “É uma mostra da valorização das micros regiões produtoras que o Circuito proporciona e também uma oportunidade de contato com um mercado bastante promissor”, reforça.
Bertolini citou a parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com a Associação Goiana de Supermercados (Agos) no evento como estratégica para a colocação em prática das ações do acordo de promoção comercial que, entre outras medidas, busca a ampliação dos canais de vendas em cada região do país. “Esta aproximação com as entidades supermercadistas regionais é muito importante para o desenvolvimento destes mercados. Também estamos prospectando parceria com distribuidores e atacadistas da região Centro-Oeste, que possuem grande abrangência em todas as regiões do país”, explicou.
Paralelamente às degustações do Circuito, foram realizadas duas palestras. Deise Novakoski falou sobre espumantes brasileiros na palestra intitulada Duelo de Borbulhas. Considerada a primeira mulher sommelier do país, Deise é formada pela Associação Brasileira deSommeliers (ABS), atualmente exerce a função no restaurante Eça, no Rio de Janeiro, é coordenadora de conteúdo da pós-graduação Vinho e Cultura da Universidade Candido Mendes e colunista do jornal O Globo.
A segunda palestra foi ministrada pelo jornalista Alexandre Lalas. O tema Sotaques do Brasil prenunciou a apresentação da grande diversidade do vinho brasileiro. Lalas assinou a coluna Vinhos e Outras Cachaças, do Jornal do Brasil, de 2006 até 2010, quando lançou e editou o jornal online Wine Report. Atualmente, escreve para revistas especializadas e participa de concursos e congressos no Brasil e no Exterior, além de conduzir degustações e ministrar treinamentos, cursos e palestras sobre vinho. É membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo e Cavaleiro da Confraria do Vinho Verde, ambas em Portugal.

Etapa anterior do Circuito Brasileiro de Degustação, que passou pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, reuniu 586 profissionais e apreciados de vinho. Crédito: Fabio Rossi, Ibravin.
6ª Vinum Brasilis
Seguindo com a estratégica de ampliar a divulgação e abrir novos mercados para o vinho brasileiro, o Ibravin apoiou a sexta edição da Vinum Brasilis (Brasília DF). Apontada como a maior feira exclusiva de vinhos brasileiros, ela foi realizada junto ao 25º Congresso Nacional da Abrasel. Neste ano, a principal novidade foi a venda dos vinhos diretamente ao público pelas cerca de 30 vinícolas que estiveram presentes.
A Vinum Brasilis é um evento consolidado no Distrito Federal, pelo sucesso alcançado em suas últimas edições, fazendo a divulgação dos vinhos do Brasil aos apreciadores e pessoas ligadas ao ramo. O público de aproximadamente 1,8 mil pessoas é formado por profissionais envolvidos na cadeia de distribuição e atacado, além de jornalistas, formadores de opinião e consumidores diferenciados.
           
O Circuito Brasileiro de Degustação
Com o objetivo de levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito de Degustação foi a oportunidade de reunir grupos de vinícolas para promoverem seus produtos em diferentes cidades do país.  O visitante recebe uma taça e inicia o percurso de degustação pelas diferentes vinícolas. Como resultado, a série de eventos proporciona a aproximação direta das empresas com consumidores e profissionais do setor por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios.
Em abril deste ano, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre sediaram a primeira etapa da ação. No mês de julho, foi a vez do Rio de Janeiro e Belo Horizonte sediarem o evento itinerante.  Em setembro, o Circuito se encerra com o tour pelas capitais nordestinas de Salvador (dia 10), Recife (12), Natal (17) e Fortaleza (19).
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Circuito é realizado em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da OxfordCrystal.

Vinícolas que estiveram presentes no Circuito de Goiânia:
Aracuri Vinhos Finos
Casa Valduga
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Courmayeur do Brasil Vinhos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Domno do Brasil
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Gran Legado Vinhos e Espumantes
José Sozo Vinhos
Lídio Carraro Vinícola Boutique
Luiz Argenta Vinhos Finos
Miolo Wine Group
Pericó Vinhos
Pireneus Vinhos e Vinhedos
Pizzato Vinhas e Vinhos
Quinta da Neve
Vinícola Aurora
Vinícola Hermann
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Vinibrasil
Projeto Suco de Uva 100% do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário