sexta-feira, agosto 30, 2013

Espetáculo Musas


Gaby de Saboya é Sylvia Plath e Marcelle Sampaio vive Frida Kahlo
na montagem dirigida por Marcelo Morato


Imaginando como teria sido um encontro entre a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e a poetisa norte-americana Sylvia Plath (1932-1963), o premiado dramaturgo venezuelano Nestor Caballero escreveu em 1983 a peça Musas. O espetáculo será apresentado pela primeira vez em Goiânia, no Teatro Sesi, dias 7 e 8 de setembro.
Donas de uma existência vertiginosa, as artistas nunca se esbarraram. Suas vidas sim. Dores, amores, homens célebres e infiéis, obras consagradas legadas à posteridade, de um tudo elas tiveram em comum numa rotina de deixar em carne viva qualquer mortal.
“A opção de montar esse texto inclui a paixão que nutrimos pelas histórias das personagens, mas vai além. É de fundamental importância montar um texto latino-americano que, afinal, poucas vezes temos contato na cena teatral brasileira”, destaca a atriz e produtora Gaby de Saboya.

A cenografia elaborada por Desirée Bastos é apoiada em 12 caixões em cena, que servem para guardar os objetos manipulados pelas atrizes e como metáfora da morte, que permeia a vida das artistas. Na peça, a morte tem a conotação do dia dos mortos no México, que é um evento de celebração.

Sobre as personagens
Sylvia Plath nasceu no ano de 1932 em Massachusetts, Estados Unidos. Sua vida foi marcada por crises depressivas. Depois da primeira tentativa de suicídio, passou a ser tratada com eletrochoques e se recuperou. Escreveu um único romance, “A Redoma de Vidro” e também publicou a coletânea de poemas – The Colossus. Em 1963, suicidou-se com gás.
Frida Kahlo nasceu em 1907 em Coyoacán, no México. Teve uma vida intensa e engajada. Aos seis anos contraiu poliomelite, que deixou sequelas. Como passatempo, começou a pintar na adolescência. No decorrer da vida, a pintora precisou amputar dedos dos pés e, o que acabaram tornando-a viciada em morfina. Frida tentou o suicídio algumas vezes, mas morreu de pneumonia em 1954 deixando uma obra surpreendente.

Ficha Técnica
Autor: Nestor Caballero
Atrizes: Gaby de Saboya e Marcelle Sampaio
Direção: Marcelo Morato
Tradução: Carolina Virguez
Cenografia e Figurino: Desirée Bastos
Direção Musical e Trilha Sonora: Fabiano Krieger
Iluminação: Renato Machado
Direção de Movimento: Duda Maia
Intervenção Visual Carolina Ivancevic
Coach: Suzana Saldanha
Direção de Produção: José Luiz Coutinho e Wagner Pacheco
Mixagem e assistente de produção musical: Antonio de Pádua
Operador de Som: Carlos Conceição
Operador de Luz: Neck
Cenógrafos Assistentes: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro
Assistente de cenografia: Erik Costa
Contra-regra: Carlos Conceição e Lucas Sobrinho
Costureira: Teresa Cristina Severo
Programação Visual: Ciel Alcântara
Fotografia:Paula Kossatz
Idealização: Gaby de Saboya
Direção Artística do projeto: Gaby de Saboya e Marcelle Sampaio
  

 “Musas”
Datas: 7 de setembro, às 21h e 8 de setembro, às 20h
Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº1.013, Setor Santa Genoveva)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia-entrada)
Pontos de vendas: Bob´s Drive Thru (3214-1052), Submarino Festas (3582-0009) ou pelo cartão de credito através do site www.compreingressos.com e call center 4052-0016.
Indicação etária: recomendado para maiores de 12 anos. Adolescentes devem estar acompanhados por seu representante legal munidos de documentos.
Informações: 3269-0800
Produção local: Cia de Sucessos

Nenhum comentário:

Postar um comentário