quinta-feira, outubro 31, 2013

Trinta e Cinco anos da Flávio’s Calçados


Entusiasmo da equipe na comemoração é reflexo do clima organizacional da empresa. Valorização de talentos é um dos alicerces de seu crescimento em uma das mais importantes redes de calçados do Brasil


Florêncio Rezende
Uma palavra: gente. Este foi o slogan da convenção comemorativa aos 35 anos da Flávio´s Calçados empresa goiana realizada com a participação dos colaboradores. A rede de calçados, que se tornou uma das mais importantes do Brasil, fez questão de liberar seus 887 colaboradores de suas atividades para participar das comemorações, realizada no auditório João Alves de Queiroz. Caravanas com os funcionários de Anápolis, Rio Verde e de todas as lojas da região metropolitana de Goiânia compareceram.
A convenção de 35 anos funcionou como combustível para elevar ainda mais os níveis de orgulho e engajamento interno e, sem dúvidas, isto ajuda a consolidar a reputação da empresa no topo do mercado. Em meio a brincadeiras, entrega de brindes e homenagens aos funcionários mais antigos, o evento trouxe também um resgate histórico das origens da Flávio’s e revelou os planos para o futuro: a empresa quer conquistar o mercado nacional e chegar a 40 pontos de venda nos próximos cinco anos. Enquanto ouviam, vibravam. Parecia uma gincana, de tão animado.
“Esta energia faz parte da cultura da empresa e tem muito a ver com a postura do presidente que, apesar do crescimento, jamais deixou de estar presente nas lojas e interagir com os colaboradores. Canais de comunicação entre o comitê gestor e os profissionais que estão na ponta do processo é real e intenso”, explicou Aline Stival, gerente de marketing.
O negócio começou bem pequeno em uma banca de mercado popular em Goiânia. Com o crescimento, os investimentos em gestão e em tecnologia se intensificaram, mas sem jamais negligenciar aquilo que a empresa considera ser essencial para seu crescimento: pessoas. “Por isso, fizemos questão de trazer todo o grupo para esta comemoração, pois uma das nossas características é o envolvimento dos colaboradores. A Flávio’s é feita de gente e para gente”, comentou o presidente

Florêncio Rezende. O que ele começou a fazer intuitivamente, é comprovado por estudos. Pesquisas apontam que uma equipe engajada, que gosta do que faz, fala bem da empresa e se esforça no trabalho, em geral, produz resultados 20% a 25% maiores do que um grupo sem estímulo.
O reconhecimento aos colaboradores vai além dos canais de comunicação. Oportunidade de construir carreira é outra característica da Flávio’s - um dos alicerces de seu crescimento. Um exemplo é o gerente regional Roberto Ferreira de Almeida, com 18 anos de casa. Começou como estoquista, passou pelo check out, foi gerente de estoque, vendedor, gerente de loja antes de chegar ao atual cargo. “Fui contratado quando eram apenas duas lojas. Cresci junto com a empresa”, disse.
O mesmo aconteceu com Guilherme Elias. Aos 19 anos, ele entregou o currículo na empresa e foi chamado para ser vendedor. Quatro anos depois, durante o evento de comemoração dos 35 anos do grupo, tinha motivos a mais para vibrar: ela fora promovido a gerente no dia anterior. “Meu aniversário também está perto e, certamente, será uma das melhores comemorações para mim”, comentou.
Neste caminho, está Janaína Silva. Quando era vendedora de rua em Rio Verde, observava que o clima da loja da Flávio´s era sempre diferente. “O pessoal é alegre o tempo todo”, contou. Foi o que a atraiu a buscar uma oportunidade em uma das lojas. “Aprendi a servir o cliente e me identifiquei bastante com a energia positiva daqui”, afirmou.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário