terça-feira, maio 06, 2014

Como estará Goiânia em 2034?


Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) traz para Goiânia o projeto Cidades Sustentáveis, que formará assembleia civil permanente para, nos próximos 20 anos, levantar propostas e soluções para promover a qualidade de vida na capital. Iniciativa será lançada no dia 13 de maio


                Reflexão sobre o futuro das cidades em sintonia com os anseios dos cidadãos está na pauta das discussões de diversos setores da sociedade. A realidade é que as cidades vêm crescendo aceleradamente e, até 2050, seremos 3,1 bilhões de pessoas nos grandes centros urbanos, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo dados do IBGE, mais de 90% da população do Estado já vive em cidades. Em Goiânia, esse número aumenta para quase 100%.
                Para discutir um modelo sustentável, que leve em consideração o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e condições de vida dignas para a população, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se uniu à Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás (OAB-GO) e Fórum Goiano da Habitação para lançar, no dia 13 de maio, o Projeto Cidades Sustentáveis, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Goiânia.  O Fórum Goiano da Habitação é integrado pelas entidades  Ademi, Secovi e Sinduscon.
                O objetivo do projeto é envolver a sociedade e o poder público para desenvolver um plano de ação contínuo para busca de soluções concretas para os desafios levantados. Uma assembléia popular, formada pela sociedade civil, lideranças comunitárias e representantes classistas de todos os segmentos será constituída para contribuir com o processo. O trabalho será permanente pelos próximos 20 anos. As alternativas de soluções dos problemas devem ser trabalhadas com a administração pública da cidade. A CBIC dará todo o subsídio técnico para o grupo.
                O lançamento do projeto contará com palestra de Sílvio de Barros, ex-prefeito de Maringá e coordenador da iniciativa da CBIC. Barros apresentará a experiência desenvolvida na cidade paranaense, que se tornou uma referência de participação popular, sustentabilidade e inspirou a criação do Cidades Sustentáveis. “Precisamos repensar nossas cidades com responsabilidade e prepará-las para um futuro melhor”, defende.
                Também participará do evento a jornalista Natália Garcia, coordenadora do projeto Cidades para Pessoas. Ela irá mostrar as ideias urbanas e práticas dos cidadãos que melhoram o cotidiano urbano, coletadas em suas viagens pelo mundo para captar estas experiências. Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Friburgo, Estrasburgo, Lyon, Barcelona são algumas  das cidades já visitadas pelo projeto.
                O projeto Cidades Sustentáveis selecionou a capital goiana juntamente com a outras três cidades  - Porto Velho (RO), São Gonçalo do Amarante (CE) e Joinville (SC) -, para receberem o projeto piloto, em razão de seu crescimento e perspetiva de grande desenvolvimento nos próximos anos. Além das entidades do Fórum Goiano de Habitação e OAB-GO, em Goiânia, a iniciativa passou a ser encampada também  Secretaria Municipal da Indústria e Comércio porque a pasta está, paralelamente, desenvolvendo a Maratona da Produtividade  com objetivos similares.


Piloto
                Em Maringá, case de sucesso que inspirou o projeto da CBIC, o planejamento do futuro sustentável da cidade iniciou ainda em 1996 com a participação da sociedade civil organizada. Foi criando também uma entidade deliberativa, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que permanece até a atualidade e é responsável por propor e executar ações de desenvolvimento da cidade. “Essa entidade faz a conexão entre a sociedade organizada e o poder público”, explica Sílvio de Barros. Entre os resultados atingidos em Maringá, Sílvio destaca a realização de projetos na área de mobilidade urbana, transporte de pessoas e cargas, ações aduaneiras, ações de cunho político como aumento da representatividade parlamentar, redução da burocracia pública para aprovação de projetos e abertura de empresas, entre outras. “O grande alvo  dessa iniciativa é oferecer uma melhor infraestrutura para a população, desenvolver um trânsito menos caótico, serviços públicos eficientes, conservação dos recursos naturais e outras questões essenciais para a qualidade de vida”, disse. Contudo, os resultados dependem de a sociedade estar realmente engajada no conselho. “Precisa-se de pessoas apaixonadas por Goiânia para compor o conselho popular do Cidades Sustentáveis”, convida.

Lançamento do Projeto Cidades Sustentáveis em Goiânia
Data: 13 de maio de 2014
Local: Auditório da OAB
Endereço: Local: Auditório Eli Alves Forte, da OAB-GO - Rua 1.121, nº 200, Setor Marista (próximo à sede da Polícia Federal)
Horário do lançamento: 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário