terça-feira, maio 06, 2014

Cores às avessas

Mesmo usando tons escuros, arquitetas conseguem trazer leveza e alegria
para uma sala de TV  nada convencional. Ou seria sala de cinema?


Pela sexta vez, as arquitetas Geórgia Silveira e Tayná Gonçalves participam da Casa Cor Goiás,  
principal mostra de arquitetura e decoração do Centro-Oeste, que será aberta ao público de 7 de maio a 11 de junho em Goiânia. A dupla assina a Sala de TV, com 27 metros quadrados, e apresentam uma proposta cosmopolita para o espaço que, certamente, irá se tornar o protagonista das residências brasileiras nos próximos dias, com a Copa do Mundo.
Conhecidas por esbanjarem ousadia no uso das cores, dessa vez as profissionais trouxeram uma proposta diferente, às avessas, brincando com cores sóbrias e uma miscelândia de estilos. A cor cinza, tom em alta,  foi o ponto de partida para toda a decoração do espaço e, com ele, a dupla consagra sua versatilidade em criar um ambiente  alegre, aconchegante e moderno a partir de um tom fechado.
A cor está presente no confortável sofá de três metros - ideal para acomodar toda a família - e por todas as paredes, onde elas inovaram ao usar revestimentos em formato de  tijolo inglês. “Para sala de TV, o ambiente mais escurecido vem a calhar”, justifica Tayná Gonçalves. A convencional televisão foi substituída por um telão e os equipamentos de sonorização, que possibilitam  tamanhos variados de imagem e acústica especial. “Nossa proposta foi criar um legítimo ambiente de cinema para a casa”, complementa.
Para contrapor com o tom escuro, elas usaram objetos pontuais em cores fluorescentes,  plantas artificiais e  poltronas verdes, com destaque para imponente cadeira assinada pela designer Patrícia Arqueola, cujo encosto cresce para o alto e enrola na ponta superior.  Quadros com o fundo claro, assinados por  Marcelo Solá e Sandro Gomide,  também foram usados para  garantir alegria ao ambiente.
Um verdadeiro mosaico de  pendentes vector com luzes brancas, direcionados para o teto, foi outro recurso para iluminar e, ao mesmo tempo, manter manter o conforto visual na hora que a sala assume sua principal função. Mas aqui, também há outra surpresa da dupla:  o uso de cimento queimado no teto, uma proposta diferente para quem quer fugir do tradicional gesso.  “É uma opção que pode ser aplicada diretamente nas lajes”, dá a dica Geórgia Silveira.
Para fugir das tradicionais estantes e racks, Geórgia e Tayná optaram pelo uso de armários em vidro que agregaram personalidade ao espaço, além de trazer um elemento clássico para a decoração contemporânea. Mesas de centro em formatos e alturas diferenciadas compõem o ambiente, assim como cabeças de animais. No chão, um pachwork de tapetes orientais.  Objetos como escada decorativa, aparelho de telefone retrô, holofotes decorativos são algumas das peças que compõem o ambiente e  mostram a irreverência da dupla em misturar sem medo diferentes referências em suas criações.


Ambiente Sala de TV da Casa Cor Goiás 2014
Data: de 7 de maio à 11 de junho
Local: Rua 34 Qd H17 Lt 5-10 Setor Marista




Nenhum comentário:

Postar um comentário