quinta-feira, março 03, 2016

A Felicidade Bate a sua Pele

Por Márcia Sahb


            A psicanalista lacaniana Luciene Godoy lançou em Goiânia a obra: A felicidade bate à sua pele - uma teoria do apaixonamento, no último dia 25 de fevereiro na livraria Nobel em Goiânia. É a primeira publicação  da autora, que apresenta neste trabalho o resultado de cerca de vinte anos de pesquisa sobre, o vazio e a angustia humana.  De acordo com a pesquisadora a obra trata do apaixonamento segundo a leitura da psicanálise, porém,  direcionado ao leitor não especializado.


            Amar é sofrer? Quase sempre se ligar ao ser amado de maneira a construir no final uma história de sofrimento? Quando amamos, para não sofrer a dor da perda, nos agarramos ao outro, sem saber que só trocamos de dor - a da perda para a do aprisionamento.            
            De onde vem a tendência à dependência pela necessidade que passamos a ter do ser amado? É possível uma saída que não seja o sofrimento dos amores que acabam, que aprisionam ou que viram uma farsa? Será que você tem um corpo para chamar de seu ou vive lá no olhar do outro, na busca da aceitação do outro? O melhor lugar do mundo pode ser os braços da pessoa amada, mas só depois que você estiver confortável dentro da sua própria pele. Isto é possível? Essas e outras questões são abordadas em “A felicidade bate a sua pele”.


            O evento contou com a participação dos amantes e amigos da boa leitura, música, poesia, teatro e gastronomia. Apresentação do grupo Zabriskie de Teatro e da cantora Claudia Garcia, cantando MPB. A degustação ficou por conta da Chef Nancy Veloso. Ilustres  escritores, artistas plásticos, músicos, médicos e psicanalistas marcaram presença.







Um comentário:

  1. show de evento! Super encontro! O livro, uma verdadeira obra prima! Parabéns a autora!

    ResponderExcluir