sexta-feira, novembro 18, 2016

Carnes na brasa são a nova mania da cidade




            Nunca a carne esteve tão em alta. Nas feiras de gastronomia, nos restaurantes especializados, nos encontros de food trucks e até mesmo em festivais totalmente dedicados ao churrasco, a carne virou a queridinha da hora.
            “É um movimento que tem ganhado o mundo. Não é simplesmente carvão na churrasqueira e carne com sal. As receitas são mais elaboradas e o processo de assar a carne também, com influência de várias partes do mundo como Argentina, Uruguai e Estados Unidos”, comenta o chef Rodrigo de Melo, responsável pelo Festival Macellaio, o primeiro festival de carnes na brasa de Goiânia, que reuniu 400 pessoas em setembro.
            Rodrigo também é realizador do Macellaio na Calçada, projeto que toca em parceria com restaurantes e bares da cidade. “É um projeto itinerante em que a gente leva a churrasqueira e as carnes para vários lugares, como feiras gastronômicas, eventos e restaurantes parceiros”, diz. O projeto já passou pelo Glória, Devassa e Rocket. No cardápio delícias como Short Rib Angus, Cupim Especial Macellaio, Lingüiça suína com dry rub e cebola caramelizada, picanha defumada, barriga de porco na brasa, entre outros cortes.


        Para Ricardo de Paiva, proprietário do Parrilla Restaurante, primeiro restaurante especializado em assados na parrilla, o brasileiro está mais exigente. “O brasileiro passou a ver o churrasco de outra maneira. O fato de viajar muito mais hoje também faz dele mais exigente”, acredita.
            O Parrilla tem pratos típicos da parrilla  com cortes nobres de gado angus, como o Bife de Chorizo, Asado de Tira e Bife Ancho são preparado na tradicional parrilla. Em um modo diferente de preparo, as carnes são assadas sobre a parrilla que fica mais próxima da fonte de calor (20 cm), assando o alimento apenas pelo sistema de irradiação.
            Recentemente, o empresário comprou m defumador para o restaurante. “A defumação ganhou força na culinária Canadense (Montreal), Europeia (principalmente com o pastrami) e é muito conhecida no sul dos Estados Unidos, como no Texas.  Recentemente, os defumados “aterrissaram” no Brasil e estão cada vez mais presentes em eventos de churrasco e restaurantes”, diz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário