terça-feira, novembro 08, 2016

Um exército contra o Aedes Aegypti

Serão 130 colaboradores que se unirão aos agentes de saúde para
percorrer duas regiões de Goiânia e Aparecida de Goiânia em busca
de foco do mosquito que ganha força em tempo de chuva. 



            As chuvas estão voltando, trazendo alívio do calor. Mas junto com ela, vem também as preocupações, entre elas o Aedes Aegypti, que ganha um ambiente ideal para se proliferar e transmitir doenças.  No ano passado, Goiás apareceu em primeiro lugar na lista do Ministério da Saúde, como o líder nacional em registro de dengue por habitante. Foram mais de 2.500 casos registrados para cada 100 mil habitantes, ganhando de São Paulo, que apareceu em segundo lugar na lista com 1.665,7. Sem falar nas outras doenças também transmitidas pelo mosquito, a Chikungunha e a Zika.
            Visando reverter esse quadro, voluntários da MRV Engenharia se unem aos agentes de saúde pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia em uma grande ação de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, a ser realizada nesta quinta-feira e sexta-feira, 10 e 11 de novembro. Cerca de 130 colaboradores vão se unir a 60 agentes de saúde. Além de promoverem uma varredura da obra em busca de focos, eles percorrerão toda vizinhança para conscientizar e verificar a existência de foco.
            As atividades serão iniciadas nas obras da empresa, com palestras de conscientização e vistoria nos canteiros. Em Goiânia a ação terá início na obra Gran Vitória, localizado no Residencial Aquarius. A previsão é que quase 1.700 imóveis sejam visitados na data. Posteriormente os voluntários e os agentes realizarão uma palestra de conscientização sobre a dengue com alunos na Escola Municipal Monte Carlos (próxima da obra) ensejando os alunos a levar o assunto para dentro das suas residências com seus pais.
            No dia 11, em Aparecida, os trabalhos começam pela obra Gran Império, situado no setor Jardim Imperial da cidade. Em seguida agentes e voluntários seguem pelos bairros vizinhos visitando residências e recolhendo lixo e possíveis criadouros do mosquito que estejam espalhados pelas ruas. A expectativa é que no município 1.200 imóveis sejam visitados.
            “Esta é uma ação de responsabilidade social da empresa, em que nos tornamos parceiros da administração pública para combater e conscientizar os funcionários e os moradores da região sobre a importância que cada um tem no combate ao mosquito”, explica o Gestor Ambiental da Regional de Campo Grande e Goiânia, Abadio Furtado.

Luta constante
            A mobilização feita pela MRV Engenharia começou em 2008 e já foi realizada em diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em 2015, diante do alto índice de casos das doenças a empresa resolveu estender a ação para Goiás. “Vimos que as ações anteriores foram sucesso nos demais Estados, então por que não trazer para Goiás, que apareceu em primeiro lugar na lista do Ministério da Saúde? Tendo o apoio público e dos nossos colaboradores temos certeza que a conscientização será cada vez maior”, reforça Abadio.
            Ele lembra que, além de colaborar para um ambiente de trabalho melhor, a expectativa é que eles também levem esses hábitos para casa e se tornem multiplicadores da iniciativa em seu meio. “Todos ganhamos com essa soma de forças. A luta contra o Aedes Aegypti deve ser constante”, finaliza.

Números
            Até o dia 9 de julho deste ano, foram registrados 1.399.480 casos prováveis de dengue em todo o país, segundo informações do Ministério da Saúde. Em Goiás a Secretaria de Saúde registrou, somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 72 mil casos de dengue e 36 pessoas foram mortas com suspeita de terem sido acometidas pela doença. Se compararmos estes dados com os números registrados no mesmo período do ano passado, o índice é 18,12% maior.
            Goiânia é a cidade onde mais encontram-se casos da doença. Recentemente a capital goiana foi destaque mais uma vez, registrando os cinco primeiros casos de transmissão da Febre Chikungunya, que juntamente com a dengue e o Zika Vírus é transmitido por apenas um mosquito: o Aedes Aegypti.

Serviço
CAMPANHA SOBRE A DENGUE
Data: 10 e 11 de novembro
Horário: 7:30h às 16h
Locais:
10/11 - Gran vitória -  Av. Brasil esquina com Rua Caranha - Bairro Residencial Aquarius (próximo o centro de reabilitação Eurípedes)

11/11 - Gran Império -  Rua do imperador esquina com a rua Padre Feijó bairro jardim Imperial (atrás da madeireira Woodforte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário